Cardiologistas lançam aplicativo gratuito para monitorar a pressão arterial

O aplicativo AMPA nasceu da confluência de ideias de seis renomados médicos brasileiros especialistas em hipertensão

O Ministério da Saúde indica, no seu último levantamento publicado em 2017, que 141.878 mortes foram registradas devido à condição ou a causas relacionadas à hipertensão no Brasil. Ou seja, 388,7 ao dia. Ainda segundo a pasta, 37% desses óbitos precoces englobam pessoas com idade inferior a 70 anos. Diante desse cenário, um grupo formado por médicos cardiologistas de várias partes do país, lançaram um aplicativo gratuito que monitora a pressão arterial de pacientes hipertensos. O AMPA (Automedida da Pressão Arterial), da empresa Beliva, já está disponível para IOS e Android.

“Desta forma, o AMPA surge como uma maneira eficaz de auxiliar médicos no controle da hipertensão arterial remotamente. O aplicativo ainda permite uma comunicação entre profissional e paciente. Mas vale destacar: qualquer pessoa pode buscar e baixar a ferramenta. O APP permite aos usuários adicionar os dados das medições feitas com aparelho próprio em casa e receber relatórios dessas medidas. Com isso pronto, é possível submetê-los a avaliação do seu médico de confiança.”, explica um dos idealizadores, Dr. Audes Feitosa. No Brasil, mais de 1.000 clínicas de cardiologistas são atendidas pela empresa Beliva.

Com a possibilidade de supervisão remota por parte do médico, os ganhos para profissional e paciente são diversos. Por exemplo, a medição e registro dos dados diários podem servir para monitorar reação a determinados medicamentos. Além disso, as conversas ficam num ambiente específico para aquilo, deixando tudo mais organizado e dinâmico. Sem contar que a consolidação desse hábito de acompanhamento interfere positivamente na adesão ao tratamento e no controle da pressão arterial.

O aplicativo foi desenvolvido em Recife, no Porto Digital e contou com o apoio da empresa japonesa de produtos para a saúde Omron Healthcare. Segundo o CEO e presidente da Omron Healthcare Brasil, Wanderley Cunha, essa parceria representa um apoio e suporte para tornar mais eficaz o controle da hipertensão arterial. “Nosso intuito e missão como empresa é melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Através dos produtos mais inovadores do mercado, conseguimos apoiar um serviço que é fundamental para a prevenção e avaliação da pressão arterial”, complementa Cunha.

Os cardiologistas responsáveis pelo AMPA estão espalhados por seis estados brasileiros – Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás. São eles a Dra. Andréa Bandrão, Coordenadora de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Dr. Audes Feitosa, Presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Dr. Eduardo Barbosa, Presidente da Artery Latam Society; Dr. Marcos Mota, Investigador Principal de Centro de Pesquisas Clínicas do Centro Universitário Cesmac/Hospital do Coração de Alagoas; Dr. Roberto Miranda, Chefe do Serviço de Cardiologia da Disciplina de Geriatria da Universidade Federal de São Paulo; e Dr. Weimar Sebba, professor adjunto de Cardiologia da European Society of Cardiology and Hypertesion Unit Barcelona University.

Aplicativo IOS
Aplicativo Android

Fonte: Omron Healthcare / Imagem ilustrativa: Pexels

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *