Março Azul: SOBED promove cursos e eventos sobre câncer colorretal

Durante todo o mês de março, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) vai promover cursos e webinares especiais, com convidados renomados nacional e internacionalmente, para os associados acerca dos mais diversos tópicos sobre câncer colorretal CCR. Na próxima terça-feira (9), às 20h, acontecerá o evento “Erros em diagnóstico de lesões pré-neoplásica em colón e como evitá-los”, com palestra de Carlos Eduardo Santos e moderação do professor Eduardo G. H. de Moura.

Já nos dias 13 e 14, a partir de 7h30, será promovido o curso “Noções básicas de formação em endoscopia digestiva”, cujo objetivo é ofertar ao residente de endoscopia do primeiro ano as noções básicas de endoscopia e a noção de qualidade. Com duração de 10 horas, serão debatidos temas como história clínica, estratificação de riso e sedação; compreendo as funções da unidade eletrocirúrgica; preparo intestinal para colonoscopia; entre outros. Ao término de cada dia, os participantes farão uma prova online para avaliar seus conhecimentos.

No dia 16, às 12h, será a vez do “Almoço entrevistando quem fez e faz diferença” com os convidados Jerome Way, dos Estados Unidos, e Angelita Habr-Gama. A moderação do encontro será feita pelo professor Eduardo G. H. de Moura e o presidente da SOBED, Ricardo Dib.

Já no dia 23, às 20h, ocorrerá o “Cara a cara: displasia de alto grau ou adenocarcinoma superficial no câncer colorretal”, com participação dos endoscopistas Claudio Rolim Teixeira, o cirurgião Carlos Ramon Silveira Mendes e moderação de Paulo Correa.

O último evento do mês será no dia 30, às 20h, com o tema “Encontro de Jovem Endoscopista: Câncer Colorretal – diagnóstico diferencial das lesões colorretais polipoides e não polipoides e o impacto com a opção terapêutica”. O convidado da aula é Rafael Monici de Paula Machado e os moderadores são Diogo Turiani Hourneaux de Moura e Willian Ferreira Igi.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) / Imagem ilustrativa: ShutterStock

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *