Ministério da Saúde e Fiocruz oferecem curso de capacitação em vacinação para Covid-19

Capacitação, parceria do Ministério com a UFMG e a Fiocruz, é gratuito e voltado para profissionais de saúde

Com objetivo de capacitar profissionais de saúde nas ações de vacinação para covid-19, principalmente na atenção primária à saúde, o Campus Virtual da Fiocruz, o Núcleo em Educação em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescom-UFMG) e o Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde (PNI-SVS) do Ministério da Saúde promovem o curso “Vacinação para Covid-19: protocolos e procedimentos técnicos”.

A capacitação é ofertada na modalidade à distância autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, e é gratuita, com carga horária de 50 horas e emissão de certificado. As aulas estão disponíveis para profissionais do Brasil e do exterior. Estruturado em cinco módulos, o conteúdo aborda conceitos básicos e desafios relativos às vacinas e à vacinação; características das vacinas para covid-19; planejamento e organização das salas de vacina; protocolos de vacinação; e farmacovigilância pós-vacinação, entre outros.

A iniciativa visa contribuir para a qualificação dos profissionais envolvidos na ação de imunização contra o coronavírus, tendo em vista o caráter estratégico da campanha para o Sistema Único de Saúde (SUS) no controle da pandemia.

Com a primeira turma iniciada em fevereiro de 2021, a oferta é continua e as inscrições podem ser realizadas no Campus Virtual da Fiocruz (http://campusvirtual.fiocruz.br), pelo link: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=node/60248

Fonte: Ministério da Saúde, com informações do Nucom da SVS / Imagem ilustrativa: Pexels

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *