CRIE/Unifesp inicia estudo que avalia 3ª dose da vacina contra Covid-19

A partir desta segunda, 16, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo (CRIE/Unifesp) inicia o estudo para avaliar 3ª dose da vacina contra a Covid-19, que terá a participação de 1.200 voluntários. São 600 em São Paulo, selecionados pelo CRIE/Unifesp, e outros 600 recrutados pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino( IDOR) em Salvador.

“Além de avaliar a necessidade de mais uma dose, o estudo, que tem duração de um mês, também avaliará se é possível, bem como se é vantajoso misturar as vacinas hoje disponibilizadas para a imunização contra a Covid-19”, explica a coordenadora do CRIE/Unifesp, Lily Yin Weckx.

Para o estudo, foram recrutados voluntários que já tivessem o ciclo vacinal completo, ou seja, as duas doses da vacina tomadas, há pelo menos seis meses, o que aconteceu somente com pessoas que foram imunizadas com a CoronaVac. Os 1.200 voluntários foram divididos em quatro grupos. Cada grupo receberá como terceira dose uma das quatro vacinas hoje aplicadas no país: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Após a aplicação da terceira dose da vacina, os voluntários devem fazer uma visita ao centro onde o imunizante foi aplicado para coleta de sangue e outras avaliações. Por ser coordenador do estudo, a análise e os resultados serão divulgados pelo ministério da Saúde.

Fonte: CRIE/Unifesp / Foto ilustrativa: Imagem de DoroT Schenk por Pixabay

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *