Dia Internacional da pessoa com deficiência: falar sobre inclusão ainda é muito necessário

Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, conta com material para auxiliar a introdução do assunto nas famílias

Nesta sexta-feira (3/12), comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data promovida pela ONU que tem como objetivo fomentar uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência, a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar de pessoas com deficiência (PCD). Segundo pesquisa realizada em 2010, pelo IBGE, cerca de 23% da população geral possui alguma deficiência e ao menos 7,5% das crianças brasileiras com até 14 anos de idade têm uma deficiência diagnosticada.

A fim de auxiliar as famílias para falar sobre inclusão, o site Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do País, preparou três conteúdos gratuitos sobre o tema. Confira abaixo:

Literatura infantil e inclusão: a produção literária a favor de um mundo mais inclusivo

Na matéria, a psicóloga Caroline Lara discorre sobre como a produção literária pode ser mais inclusiva para pessoas com deficiência, apresentando diversas formas de produzir um conteúdo que seja acessível a todos.

Crianças com deficiência: ainda precisamos falar sobre inclusão

Neste texto, a jornalista Ana Clara Oliveira apresenta histórias de pessoas com deficiências e pessoas que convivem e lutam para um mundo com mais inclusão para as PcD. Além disso, oferece dicas de leitura infantil que tratam sobre diversidade e inclusão.

Joca e Dado: um Original Leiturinha sobre o poder das diferenças

A matéria apresenta a história do livro “Joca e Dado: uma amizade diferente”, escrito por Henri Zylberstajn, que trata sobre a importância do convívio com a diversidade desde a infância. As ilustrações do livro foram feitas por pessoas com deficiência intelectual do estúdio La Casa de Carlota.

Além de apresentar o livro, a matéria conta com uma entrevista com o autor da obra.

Sobre a Leiturinha

A Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil e um dos produtos oferecidos pela PlayKids. Criada em 2014, ela promove o hábito da leitura compartilhada para 190 mil famílias, em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da Leiturinha se baseia no incentivo à leitura e na excelência da curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Para saber mais, acesse o site aqui.

Por: JeffreyGroup / Foto Ilustrativa: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.