Dia Internacional da Enfermagem: Saiba a importância do enfermeiro auditor

Responsável por uma série de processos, o profissional de enfermagem é essencial para o controle de gastos e para mensurar a qualidade da assistência de uma instituição de saúde


São Paulo, maio de 2022 – No dia 12 deste mês, comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem. A data simboliza a importância do profissional em suas contribuições na sociedade com o cuidado de pessoas. O enfermeiro é peça vital no funcionamento de hospitais, desde o cuidado direto com o paciente, bem como no papel de auditoria.

Enfermeira de ângulo baixo cansada


O enfermeiro auditor é o profissional responsável pela análise e comparação dos processos, condutas e uso de materiais, medicamentos e procedimentos realizados durante um atendimento de saúde, seja ele feito em um hospital ou em uma clínica. Neste papel, o enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento dos processos da instituição de saúde e para a sustentabilidade dos sistemas, tanto público quanto privado.
 

Por meio da auditoria é possível identificar divergências e agir estrategicamente para a redução de custos e otimização do serviço. Neste caso, a tecnologia pode ser essencial para auxiliar o profissional. O trabalho, feito manualmente, ainda é mais suscetível a erros e também torna o processo mais lento e trabalhoso.


Segundo Antonia Vasques, enfermeira da Carefy, ainda que de suma importância para o ecossistema de saúde, o profissional de enfermagem ainda enfrenta, como principal desafio, a desvalorização. “O principal desafio da profissão é sem dúvida a desvalorização, tanto no ambiente profissional como no ambiente pessoal. Infelizmente muitas pessoas não entendem toda a dimensão do trabalho de um profissional da enfermagem e por isso não sabem da importância que temos, não só relacionado ao cuidado ao paciente mas também na gestão hospitalar e alinhamento dos processos”, ressalta.


Para Erika Monteiro, COO da Carefy, healthtech de gestão e monitoramento de internações, a tecnologia deve ser encarada não apenas como ferramenta, mas também como extensão do trabalho do profissional enfermeiro. “O profissional jamais será substituído, no entanto, é primordial que ele se atualize e se adapte às novas tecnologias, uma vez que a transformação digital na área da saúde é um caminho sem volta”, ressalta a executiva ao apontar que, ao entender que a tecnologia não vai substituir a sua função e sim será uma aliada na auditoria de enfermagem, o profissional conseguirá desenvolver suas habilidades com muito mais assertividade.


Ainda de acordo com a executiva, a enfermagem é uma área que exige muito estudo do profissional por se tratar de um campo mutável e dinâmico. A necessidade de estudos é uma das habilidades do enfermeiro auditor devido às constantes situações de pesquisa, argumentações e principalmente análises técnicas e administrativas dos processos.


“Todas as vezes que existir uma nova tabela, um novo contrato, convênio ou até mesmo inovações técnicas e tecnológicas, o estudo acerca do assunto deve ser intensificado para garantir a ação mais eficaz e assertiva”, completa.


Já quanto às habilidades interpessoais, Erika aponta tratar-se de características essenciais para o enfermeiro auditor. O dia a dia da auditoria de enfermagem envolve lidar em contato direto com a equipe assistencial da instituição de saúde. Isso abrange se relacionar com profissionais de diversas áreas, com as mais diferentes características e personalidades.


“Para os enfermeiros, é importante desenvolver uma comunicação assertiva com os profissionais associados à sua rotina, proporcionando um ambiente de trabalho com uma cultura organizacional excelente”, diz.


Antonia destaca a importância do profissional à frente dos processos. “O enfermeiro auditor possui a tarefa de analisar e conferir todos os processos que estão ligados ao paciente. Desde a autorização dos exames, antes do paciente estar internado, até a sua alta e consequentemente avaliação da conta. Este trabalho garante que o paciente esteja recebendo um atendimento eficaz e de alta qualidade e que esteja de acordo com as necessidades dele naquele momento difícil que impacta não só ele mas toda a sua família”, conclui a profissional.


Desta maneira, o profissional de enfermagem é essencial para o controle de gastos e para mensurar a qualidade da assistência de uma instituição de saúde. Os enfermeiros auditores são fundamentais para a manutenção da qualidade e devem ser vistos como os representantes da gestão, pois são os responsáveis pela evolução qualificada dos sistemas de saúde.
 

Sobre a Carefy
Premiada duas vezes no ranking Top 10 HealthTechs da 100 Open Startups, em 2019 e 2020, e em primeiro lugar no Healthcare Innovation Show de 2017, a Carefy é uma empresa de gestão e monitoramento de internações, oferecendo dados de apoio para a tomada de decisão das operadoras de planos de saúde. Fundada em 2017, a empresa possibilita redução de custos nas internações, tempo médio de permanência e melhoria na assistência para operadoras de planos de saúde. Até hoje, já monitorou mais de 330 mil internações em mais de 860 hospitais.

Por: Seven PR / Foto Ilustrativa: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.