Benefícios corporativos são aliados da produtividade

A sobrecarga no trabalho gera piores resultados e, sobretudo, menos saúde; a alternativa está em potencializar o bem-estar do colaborador

Há uma lógica na afirmação: o excesso de trabalho e a ausência de limites prejudicam a carreira, a vida e quanto maior a sobrecarga no trabalho, menos constância, piores resultados e sobretudo, menos saúde. A afirmação está no centro da discussão do pensamento quando se fala em modernizar o trabalho.

Contrapõe-se a isto, a competitividade e a exigência fazem cada vez mais parte do cenário do mercado de trabalho. Em meio a esse clima desafiador, as organizações vêm percebendo a importância de oferecer benefícios corporativos aos seus colaboradores em consonância ao aumento da demanda.

Estar alerta ao bem-estar do colaborador impacta positivamente no ambiente de trabalho e evidencia a motivação aliada ao propósito e ainda contribui para que o colaborador se sinta parte da organização.

O risco da sobrecarga de trabalho afeta diretamente a criatividade, principalmente, no momento da decisão. Há um culto à supervalorização do excesso de trabalho feita por parte dos profissionais, que até se sentem honrados em dizer que não pararam de trabalhar, nem mesmo para almoçar. Este comportamento é confundido, muitas vezes, com vestir a camisa da empresa.

A tendência do home office com rotinas exaustivas, acentuada e estabelecida com a pandemia da Covid-19, forçou ainda mais os limites entre a vida profissional e a pessoal. Com isto, 53% dos brasileiros declararam uma piora no bem-estar mental, de acordo com a pesquisa do Instituto Ipsos.

Entre as alternativas para se contrapor ao cenário de estresse, está o exercício físico que traz inúmeros benefícios. Pensando no bem-estar físico e emocional das pessoas, a Fit Anywhere — APP que propõe uma vida mais equilibrada se consolida no mercado B2B2C.

“Nossa ideia é atender todos os perfis de usuário, on demand, sem distinção, além de dispor de uma consultoria que monta treinos personalizados, conforme a disponibilidade de tempo e equipamentos dos colaboradores”, explica o CEO e fundador da empresa, Pedro Kauffman.

Com mais de 600 vídeos gravados com a execução correta de exercícios, que são capazes de gerar bilhões de combinações de treinos, o objetivo do APP é melhorar a vida das pessoas que não têm tempo ou motivação para começar a treinar, bem como cuidar da evolução de cada um. O aplicativo está disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Corpo e Mente Saudáveis

Os estudos apontam que um empregado feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais comparado aos outros profissionais que não se sentem felizes e motivados, como foi constatado pela pesquisa da Universidade da Califórnia.

“Os dados atraíram cada vez mais startups a oferecer benefícios ou produtos B2B. A pandemia também acelerou a necessidade de produtos mais atrativos, on demand e até pensados para o home office”, afirma o Raphael Neves, gerente comercial da Fit Anywhere.

Na visão de Neves, os benefícios extras que as empresas oferecem aos colaboradores já são levados em conta no momento em que o candidato à vaga escolhe o local que deseja trabalhar. Como o uso recorrente deste benefício, o reflexo vem ao fim do mês, com a potencialização do salário. “Uma espécie de Marketplace, onde o funcionário tem descontos em uma infinidade de estabelecimentos, seja para o lazer, saúde, turismo ou alimentação, por exemplo”.

Ainda neste campo, não se pode esquecer dos benefícios de saúde física, mental e bem-estar que têm conquistado cada vez mais a atenção dos departamentos de Recursos Humanos. “Comprovadamente a vantagem aumenta o desempenho, o engajamento, diminui o custo com absenteísmo com o plano de saúde, e ainda auxiliam muito na retenção de talentos”, diz Kauffman.

De acordo com a coordenadora técnica e educadora física da Fit Anywhere, Alaide Martins Marques Souza, estudos indicam que ficar sentado muitas horas sem uma prática de atividade física recorrente, pode ser pior do que fumar cigarro. “Pesquisas ainda apontam que se pode reduzir chances de câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e dores nas costas, com uma simples mudança de estilo de vida: reduzindo o tempo que você passa sentado e praticando atividade física”.

Neste sentido, afirma Pedro Kauffman, foi que a Fit Anywhere começou a investir em produtos para B2B ainda em 2021. “Aqui, levamos para colaboradores de empresas, a oportunidade de praticar atividade física onde quer que eles estejam. Os treinos online são mais democráticos e atingem um maior número de pessoas que as academias tradicionais”


Inatividade

O sedentarismo no país já alcança 40,3% segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Tendo em vista os dados, o benefício empresarial da Fit Anywhere é 100% arcado pelas empresas que a contratam, possibilitando que os colaboradores usufruam o produto gratuitamente. “Atendemos a grandes corporações, mas, também desenvolvemos produtos para empresas de pequeno e médio porte, que muitas vezes não têm capital para trazer grandes benefícios para seus colaboradores. E nós, da Fit, temos um potencial enorme para mudar este cenário”, afirma Raphael Neves.

A boa notícia é que com a reestruturação periódica dos benefícios, impulsiona o mercado a estar em constante transformação. É mais que urgente que as necessidades e vontades dos colaboradores sejam ouvidas, para mantê-los satisfeitos. A empresa pode criar um programa de benefícios que seja revisado periodicamente e assim, o pacote pode ser ajustado e validado com os colaboradores.

Oferecer benefícios que estejam alinhados com os valores e propósito de vida das pessoas, estreitam a relação entre a empresa e o colaborador e tornam a empresa mais atrativa para o mercado. “Investir em pessoas e manter os seus profissionais motivados, gera a redução das taxas de turnover e aumenta a felicidade e a produtividade no trabalho”, diz Pedro Kauffman.

Por: Sheep Comunicação / Foto Ilustrativa: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.