Educação em saúde mental no ambiente escolar: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1784-1788Palavras-chave:
Educação em Saúde, Saúde Mental, Saúde do AdolescenteResumo
Objetivo: descrever a experiência obtida por meio de roda de conversa, acerca de temas como depressão, ansiedade e automutilação. Método: estudo descritivo, expondo as experiências no ambiente escolar, no qual foi trabalhado o tema de saúde mental com alunos de idade entre dez e doze anos, dividido em quatro momentos: interação entre coordenação pedagógica e acadêmicos; definição dos temas; construção do material e roda de conversa, em 2/2018. Resultados: a roda de conversa em semicírculo incentivou o debate sobre os temas e assuntos correlatos sob demanda. A relação de confiança criada permitiu canal de diálogo franco e o aumento da participação. Conclusão: a consciência da existência dessas disfunções entre as crianças, assim como postura de passividade, mediante í s realidades das doenças mentais, mostra a sua vulnerabilidade.