Normas de Publicação

A Revista Saude Coletiva, edição brasileira, tem por objetivo a divulgação de assuntos de Enfermagem, colaborando, assim, com o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais. Para a publicação na Revista Saúde Coletiva, o trabalho deverá atender às seguintes normas:

01 – Devem ser feitas as submissões via site e/ou e-mail: www.revistasaudecoletiva.com.br/submissãoartigo1@mpmcomunicacao.com.br acompanhados
de solicitação para publicação e de termo de acessão de direitos autorais assinados pelos autores.

02 – Será cobrado após aprovação do estudo um valor de R$800,00 por artigo publicado.

03 – Os autores devem checar se descritores utilizados no artigo constam no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde).

04 – Não ter sido publicado em nenhuma outra publicação nacional.

05 – Ter, no máximo, 10 páginas de texto, incluindo resumo (português, inglês e espanhol – inclusive título do artigo) com até 19 mil caracteres com espaço, ilustrações, diagramas, gráficos, esquemas, referências bibliográficas e anexos, com espaço entrelinhas de 1,5, margem superior de 3 cm, margem inferior de 2 cm, margens laterais de 2 cm e letra arial tamanho 12. Os originais deverão ser encaminhados em formato Word.

06 – Será cobrado após aprovação do estudo uma taxa de Revisão e Tradução.

07 – Caberá à redação julgar o excesso de ilustrações, suprimindo as redundantes. A ela caberá também a adaptação dos títulos e subtítulos dos trabalhos, bem como o copidesque do texto, com a finalidade de uniformizar a produção editorial.

08 – As referências bibliográficas deverão estar de acordo com os requisitos uniformes para manuscritos apresentados a revistas médicas elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (Estilo Vancouver).

09 – Evitar siglas e abreviaturas. Caso necessário, deverão ser precedidas, na primeira vez, do nome por extenso. Solicitamos destacar frases ou pontos-chave. Explicitar os unitermos.

10 – É OBRIGATORIO conter, no final do Documento Word, o endereço completo do(s) autor(es), e-mail e telefone(s) e, no rodapé, a função que exerce(m), a instituição a que pertence(m), o ORCID, títulos e formação profissional. Pode conter para cada estudo até 06 (seis) autores.

11 – É OBRIGATORIO conter, resumos nos idiomas português, inglês e espanhol

12 – Não será permitida a inclusão no texto de nomes comerciais de quaisquer produtos. Quando necessário, citar apenas a denominação química ou a designação científica.

13 – O Conselho Científico pode efetuar eventuais correções que julgar necessárias, sem, no entanto, alterar o conteúdo do artigo.

14 – O original do artigo não aceito para publicação será devolvido ao autor indicado, acompanhado de justificativa do Conselho Científico.

15 – O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Os trabalhos publicados terão seus direitos autorais resguardados pela Editora MPM Comunicação LTDA. e só poderão ser reproduzidos com autorização desta.

16 – Os trabalhos deverão preservar a confidencialidade, respeitar os princípios éticos da Enfermagem e trazer a aceitação do Comitê de Ética em Pesquisa (Resolução CNS – 466/12).

17 – Ao primeiro autor do artigo serão enviados dois exemplares desta revista.

18 – Caso os autores possuam fotos que possam ilustrar o artigo, a Saúde coletiva agradece a colaboração, esclarecendo que as mesmas serão devolvidas após a publicação.

19 – Os trabalhos, bem como qualquer correspondência, deverão ser enviados para:
SAÚDE COLETIVA – A/C DO CONSELHO CIENTÍFICO, Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4384, Sala 705, Conjunto 5209
Alphaville – Santana do Parnaíba – CEP: 06541-038.

Arquivos para download