Sociedade de Pediatria de São Paulo e Bayer lançam Curso sobre Adolescência para ajudar pais, mães e cuidadores a conversarem com seus filhos

2021-11-22

Transformações do corpo na puberdade, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, menstruação, saúde digital e educação financeira são alguns temas abordados nos encontros

Com oito aulas de 20 minutos, o curso será ministrado por médicos especialistas do Departamento Científico de Adolescência da SPSP

Você já percebeu que há muita informação disponível sobre o crescimento de bebês e crianças, mas poucos canais de conteúdos sobre o desenvolvimento do adolescente? É nessa fase da vida que os jovens descobrem os desafios da puberdade e encaram conflitos individuais e coletivos. Entre os pais e cuidadores há também muitas incertezas sobre como conduzir situações inéditas relacionadas à idade. Foi pensando neste contexto que a divisão farmacêutica da Bayer anuncia o lançamento de um Curso sobre Adolescência para pais, mães e cuidadores. A ação será realizada em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), com a produção de oito aulas que recebem o título de "Pílulas do Conhecimento" e irão ficar disponíveis no canal do Youtube da Bayer Brasil a partir de novembro.

Cada aula abordará um tema central e os conteúdos serão destinados ao público geral, o que inclui pais, adolescentes e médicos com interesse em assuntos associados a adolescência. Os encontros terão cerca de 20 minutos de duração e serão ministrados por médicos do Departamento Científico de Adolescência da SPSP. Entre os temas em pauta estão a transformação do corpo, primeira menstruação, a menarca, métodos contraceptivos, gravidez, saúde digital, educação financeira, entre outros.

"Nosso curso pretende explorar temas que são essenciais para o desenvolvimento de adolescentes, como a gravidez, e a importância de métodos contraceptivos para meninas e meninos. São assuntos que se conectam e precisam de uma atenção especial, com uma abordagem mais humanizada. Infelizmente muitos destes temas ainda são conflituosos e encarados como um tabu nas famílias. Como uma empresa líder em Saúde Feminina, queremos ampliar o debate e o canal de comunicação entre pais e filhos, porque sabemos como isso é fundamental para garantir que os adolescentes se transformem em adultos saudáveis, bem informados e responsáveis", esclareceu a Dra. Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e Gerente Médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil.

A saúde na adolescência é um tema que precisa ser debatido. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, o grupo formado por adolescentes e jovens exige um olhar mais cuidadoso sobre prevenção e promoção de saúde diante de tantas particularidades encaradas neste período da vida. A faixa etária apresenta transformações psicobiológicas associadas ao envolvimento social e ao redimensionamento da identidade. Neste sentido, os adolescentes enfrentam mudanças significativas e passam a assumir novos papeis sociais que não podem ser ignorados.

"Por isso, queremos alcançar um público amplo que reúne a família e os profissionais que frequentemente encontram situações típicas da puberdade. Hoje, adolescentes são bombardeados por informações falsas sobre diversos temas, inclusive sobre saúde e sexualidade. Nosso papel, dentro deste contexto atual, é promover conhecimento científico e seguro, que estreite a relação entre pais e filhos e construa uma base sólida para a formação de uma sociedade que encare a saúde como prioridade", destacou o Dr. Bento Lourenço, Presidente do Departamento Científico de Adolescência da SPSP.

Quem tiver interesse, pode acessar as aulas no Youtube da Bayer Brasil .

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro. Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor - e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse o site da Bayer

Por: JeffreyGroup Brazil