O (des)cuidar da saúde mental: uma retrospectiva histórica

Autores

  • Renato Philipe de Sousa
  • Carla Denari Giuliani
  • Sarah Mendes de Oliveira
  • Priscilla Itatianny de Oliveira Silva
  • Lisandra Rodrigues Risi
  • Marcela Marques Gonçalves Cabeceira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1399-1403

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Saúde Mental, Cuidados de Enfermagem

Resumo

A imposição no mercado de trabalho e o cuidado centrado ao alienado contribuí­ram para a institucionalização da categoria, tanto na prática, quanto no ensino. Assim, apresenta-se uma análise histórica da ascensão do saber psiquiátrico, do cuidado prestado aos alienados no Brasil em diferentes perí­odos da história e a consequente criação da primeira Escola de Enfermagem do paí­s. A retrospectiva histórica permite a análise dos fatos ocorridos de maneira crí­tica e reflexiva, procurando respostas a questionamentos que permeiam a prática arcaica e contemporânea da Enfermagem em Saúde Mental. A assistência aos doentes mentais foi progredindo após o iní­cio do trabalho de Enfermagem, levando em consideração o aspecto humanitário da profissão. Conhecer a trajetória da alienação mental brasileira e o surgimento de seus frutos é resgatar a história e a memória daqueles que lutaram por mudanças na Saúde Mental no Brasil, denunciando as péssimas condições de instituições que privavam o doente mental.

Biografia do Autor

Renato Philipe de Sousa

Coordenador do curso de Enfermagem no Centro Universitário Atenas – Paracatu/MG. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - (UNIRIO). Membro do grupo de Pesquisa Lacuiden (UniAtenas), Paracatu/MG.

Carla Denari Giuliani

Docente na Faculdade de Medicina no Curso de Graduação em Enfermagem - UFU. Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia - (UFU).

Sarah Mendes de Oliveira

Docente no Centro Universitário Atenas – (UniAtenas), Paracatu/MG. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia.

Priscilla Itatianny de Oliveira Silva

Docente no Centro Universitário Atenas – (UniAtenas ), Paracatu/MG. Especialista em Urgência e emergência.

Lisandra Rodrigues Risi

Enfermeira especialista em Medical Device da Rede Dor São Luiz. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - (UNIRIO).

Marcela Marques Gonçalves Cabeceira

Acadêmica de Enfermagem no Centro Universitário Atenas – (UniAtenas), Paracatu/MG.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Sousa, R. P. de ., Giuliani , C. D. ., Oliveira , S. M. de ., Silva, P. I. de O. ., Risi, L. R. ., & Cabeceira, M. M. G. . (2020). O (des)cuidar da saúde mental: uma retrospectiva histórica . Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1399–1403. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1399-1403

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos