Educação em saúde e sua contribuição no conhecimento dos usuários acerca da sífilis
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4286-4297Palavras-chave:
Conhecimento, Educação em Saúde, Enfermagem, Estratégia Saúde da Família, SífilisResumo
Objetivo: Compreender o conhecimento dos usuários da estratégia de saúde da família em relação a sífilis na cidade de Cláudio-Minas Gerais. Método: Estudo qualitativo do tipo exploratório descritivo, desenvolvido em Estratégia de Saúde da Família da cidade de Cláudio - Minas Gerais, entre os meses de abril de 2018 a junho de 2018. Participaram 20 usuários. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada e gravada. Resultados: Os entrevistados possuem pouca informação relacionado a sífilis, desconhecem os sinais e sintomas, o tratamento como também os exames para diagnóstico. Em educação a saúde este tema nunca foi abordado aos entrevistados pela unidade de saúde, somente em escola e panfletos. Conclusão: Evidenciou-se que a população estudada desconhece a patologia, bem como a progressão da doença e seus meios de contágio. O desconhecimento da população pode ser considerado como um ponto dificultador no que diz respeito ao controle da doença.