Staphylococcus aureus resistente à meticilina: avaliação em instituição de longa permanência para idosos

Autores

  • Anelvira de Oliveira Florentino
  • Alessandro Lia Mondelli
  • Paulo José Fortes Villas Bôas
  • Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1469-1476

Palavras-chave:

Staphylococcus aureus, Resistência í  Meticilina, Instituições de Longa Permanência

Resumo

Objetivos: Analisar a colonização nasal por Staphylococcus aureus e sua resistência í  meticilina em residentes idosos de uma instituição de longa. Método: Estudo transversal, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, desenvolvido em uma instituição de longa permanência para idosos, filantrópica, localizada na cidade de Botucatu, São Paulo. A coleta de dados, realizada em março e junho de 2017, ocorreu através do swab nasal dos idosos e os resultados enviados para o laboratório de microbiologia. Resultados: Dos 55 swabs coletados, cinco deram positivo para Methicillin-resistant Staphylococcus aureus. Desses cinco, quatro ficaram internados, com uso de sondas e antibióticos. Portanto, 80% que adquiriu a bactéria, estiveram internados (chance=4); 20% passou por atendimento hospitalar e internação (chance = 0,25). Conclusão: Alguns fatores de risco contribuí­ram para carreamento do Staphylococcus aureus, como idade mais avançada e hospitalizações. Por outro lado, a residência em instituições de longa permanência, hospitalizações e a variável de infecção trato urinário foram fatores associados ao carreamento de Methicillin-resistant Staphylococcus aureus.

Biografia do Autor

Anelvira de Oliveira Florentino

Enfermeira. Mestre em Ciências, área de pesquisa clí­nica pela universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho " faculdade de medicina Campus Botucatu. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Sudoeste Paulista e Responsável pelo scih no hospital Unimed Itapetininga.

Alessandro Lia Mondelli

Doutor Assistente do Departamento de Clí­nica Médica da Disciplina de Patologia Clí­nica / Medicina Laboratorial da Faculdade de medicina Botucatu.

Paulo José Fortes Villas Bôas

Medico doutorado em Fisiopatologia em Clí­nica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho Botucatu.

Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira

Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração ,Professor na faculdade de medicina de Botucatu NEAD.TIS.botucatu.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Florentino , A. de O. ., Mondelli , A. L. ., Bôas, P. J. F. V. . ., & Ferreira, A. S. S. B. S. . (2020). Staphylococcus aureus resistente à meticilina: avaliação em instituição de longa permanência para idosos. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1469–1476. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1469-1476

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos