Métodos de rastreamento da ansiedade e depressão em estudantes universitários: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4686-4695Palavras-chave:
Estudantes, Saúde Mental, Transtornos MentaisResumo
Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura de instrumentos utilizados no rastreamento de depressão, ansiedade e misto (ambos) em amostras de estudantes de graduação. Método: a pesquisa ocorreu na base de dados PubMed, de 2009 até 2019. Resultados: Inicialmente foram encontrados 895 artigos, dos quais 345 foram incluídos após a leitura dos títulos e resumos; destes, 316 foram recuperados e posteriormente 176 foram excluídos após a leitura na íntegra, totalizando 140 artigos. Conclusão: Os instrumentos mais utilizados foram: a) Ansiedade: Beck Anxiety Inventory (BAI) (n=19) e State-Trait Anxiety Inventory (STAI) (n=17); b) Depressão: Beck Depression Inventory (BDI) (n=35); e c) Misto: Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) (n=40) e Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) (n=19). O curso mais avaliado foi Medicina e os países com mais produções de artigos foram China (n=24) e Estados Unidos (n=20). O Brasil publicou apenas 7 artigos.