(Re) inventando práticas educativas para prevenção de doença cardiovascular e diabetes: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4696-4703Palavras-chave:
Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, Promoção da Saúde, EducaçãoResumo
As modificações socioeconômicas e no estilo de vida da população, contribuíram para o cenário epidemiológico brasileiro apresentar alta prevalência de doenças cardiovasculares e diabetes. O presente estudo tem como objetivo apresentar o relato de experiência de ação de extensão desenvolvida por acadêmicos do curso de medicina, visando promover í saúde e prevenir doenças cardiovasculares e diabetes durante período de emergência de saúde pública provocado pela pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência de abordagem crítico-reflexiva descrevendo as etapas da atividade educativa. Os discentes de forma ativa elaboraram o conteúdo educativo e disseminaram por meio de mídias sociais. A proposta promoveu novos caminhos para o aprendizado inovador e ativo de profissionais voltados para um modelo integral de saúde, que prioriza a promoção da saúde e a prevenção de agravos, além disso, possibilitou aos discentes reconhecer seu papel social enquanto profissionais de saúde.