Experiências e desafios da formação médica durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4906-4917Palavras-chave:
Infecções por coronavírus, Educação, MedicinaResumo
Objetivo: relatar a experiência e os desafios dos estudantes de medicina do primeiro semestre da formação médica durante a pandemia da COVID-19. Método: Relato de experiência e desafios da graduação médica durante a pandemia do novo coronavírus em uma instituição de ensino superior privada, no período de março a julho de 2020. Resultados: O Centro Universitário (UNIVAG) estabeleceu medidas para o enfrentamento da COVID-19, adotando a Educação Domiciliar Emergencial. Essa experiência demonstrou grande capacidade adaptativa dos envolvidos nos processos de aprendizagem dos conteúdos teóricos, bem como atitudes mais criativas dos alunos e a inclusão de outras metodologias ativas no plano de ensino do Programa de Interação Comunitária a fim de aproximar o aluno da realidade. Conclusão: Diante deste cenário, a adaptação para a utilização de tecnologias disponíveis foi um desafio, porém essencial para agregar conhecimento aos graduandos de medicina e continuar o ano letivo.