EDUCAÇíO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO DURANTE A COVID-19 EM UM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação a distância; Educação em enfermagem; Covid 19.

Resumo

Objetivo: descrever o ensino a distância com o uso de tecnologias educacionais no mestrado acadêmico em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência de discentes, acerca do ensino a distância devido a COVID-19. O perí­odo do estudo ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2020. O estudo foi fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, baseado no princí­pio da dialogicidade, como proposta essencial para construção do processo ensino-aprendizagem por meio do ensino a distância. Os docentes conduziram as aulas seguindo uma concepção dialógica-pedagógica. Resultado: O ensino a distância foi desafiante e o uso de tecnologias ativas possibilitou continuidade das aulas do mestrado acadêmico em enfermagem por meio do uso de tecnologias e ferramentas digitais. Conclusão: até a estratégia se consolidar, observou-se que as atividades educativas foram satisfatórias, pois possibilitou buscar além do conhecimento pedagógico e teórico, o entendimento dos recursos tecnológicos.

DESCRITORES:  Educação a distância; Educação em enfermagem; Covid 19.

Biografia do Autor

Adriana Torres dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Jocelha Maria Costa de Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira do Hospital Municipal Djalma Marques. Especialista em Saúde da Famí­lia e Unidade de Terapia Intensiva. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Isaura Leticia Tavares Palmeira Rolim, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Enfermagem.

Helder Machado Passos, Universidade Federal do Maranhão

Filósofo. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Filosofia.

Nair Portela Silva Coutinho, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Pedagogia Profissional e Doutorado em Ciências da Saúde.

Ana Hélia de Lima Sardinha, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Ciências Pedagógicas.

Publicado

2023-03-09

Como Citar

Torres dos Santos, A., Costa de Almeida, J. M. ., Tavares Palmeira Rolim, I. L. ., Machado Passos, H. ., Portela Silva Coutinho, N. ., & de Lima Sardinha, A. H. . (2023). EDUCAÇíO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO DURANTE A COVID-19 EM UM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1388

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos