Análise espaço-temporal, cinemática e cinética da marcha em indiví­duos pós-acidente vascular cerebral

Autores

  • Camila Maria Mendes Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Ricardo Viní­cius de Carvalho Santana
  • Ana Paula Silva de Oliveira
  • Maria das Graças Rodrigues de Araújo
  • Marcelo Renato Guerino
  • Maria das Graças Paiva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7191-7202

Palavras-chave:

Análise de Marcha, Acidente Vascular Cerebral, Plasticidade Neuronal

Resumo

Objetivo: Analisar as caracterí­sticas espaço-temporais, cinemáticas e cinéticas da marcha em indiví­duos pós-AVC. Métodos: A amostra foi composta por 16 indiví­duos (10 do grupo Pós-AVC e 6 do grupo Controle). A análise das variáveis da marcha, a amplitude de movimento, o momento e a potência do tornozelo foram obtidas por meio do Qualysis Track Manager®, com 10 câmeras, filmando um percurso de 5 metros. Resultados: O grupo Pós-AVC apresentou uma velocidade, aproximadamente, 50% menor que o grupo Controle (p<0,0001). Em relação aos cinéticos, o momento e a potência do tornozelo do lado não-parético foi maior que o parético, mas menor que o grupo Controle (p<0,05). Entretanto, na cinemática não ocorreu diferença intergrupo. Na cinemática não ocorreu diferença intergrupo. Conclusão: As alterações da marcha no pós-AVC podem ter ocorrido por desuso da musculatura no lado parético, provavelmente desencadeando o fenômeno da plasticidade muscular, no qual ocorrem mudanças na expressão fenotí­pica de fibras musculares.

Biografia do Autor

Camila Maria Mendes Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Fisioterapeuta, Mestranda em Gerontologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Ricardo Viní­cius de Carvalho Santana

Fisioterapeuta, Residência Multiprofissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva do Hospital Agamenon Magalhães, Recife, Pernambuco, Brasil.

Ana Paula Silva de Oliveira

Fisioterapeuta, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Maria das Graças Rodrigues de Araújo

Fisioterapeuta, Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Marcelo Renato Guerino

Fisioterapeuta, Professor Doutor do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Maria das Graças Paiva

Fisioterapeuta, Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2021-10-13

Como Citar

Mendes Nascimento, C. M. ., de Carvalho Santana, R. V. ., Silva de Oliveira, A. P. ., das Graças Rodrigues de Araújo, M. ., Guerino, M. R. ., & das Graças Paiva, M. . (2021). Análise espaço-temporal, cinemática e cinética da marcha em indiví­duos pós-acidente vascular cerebral. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7191–7202. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7191-7202

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos