Elementos relevantes para a construção de situações-problema com destaques para o ensino de Enfermagem

Autores

  • Amaralina Pimenta Muniz
  • Gisella de Carvalho Queluci
  • Claudia Mara de Melo Tavares

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1694-1701

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Resolução de Problemas

Resumo

Objetivo: apresentar um roteiro para a construção de situações-problema de clientes, com destaques relevantes para o ensino de Enfermagem. Material e métodos: pesquisa com abordagem qualitativa do tipo artesanal. Para elaboração do roteiro, tomaram-se como referência os elementos que compõem o Histórico de Enfermagem e os problemas compreendidos na Teoria de Abdellah, que auxiliam na organização sequencial de uma situação a ser criada e sua complexificação. Resultados: foi elaborado um roteiro, contendo aspectos propostos e suas respectivas justificativas e orientações pertinentes para construção de situações-problema. Conclusão: com os elementos pedagógicos apresentados, privilegia-se o conhecimento crí­tico-reflexivo, estimulando as caracterí­sticas criativas e inovadoras dos docentes; proporcionando-lhes, ademais, o desenvolvimento de fundamentos e reflexões teóricas e, por conseguinte, pelos estudantes e enfermeiros sobre as questões da prática de ensinar, pesquisar e cuidar de clientes.

Biografia do Autor

Amaralina Pimenta Muniz

Liderança da Unidade de Internação do Instituto Nacional do Câncer. Mestrado pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde; Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. Pós-graduação em Oncologia e Dermatologia. Enfermeira.

Gisella de Carvalho Queluci

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. Pós-Doutorado em Enfermagem pela USP/SP. Enfermeira.

Claudia Mara de Melo Tavares

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora Geral da Pós-Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Pós-Doutorado em Enfermagem pela USP/SP. Enfermeira.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Muniz, A. P. ., Queluci, G. de C. ., & Tavares, C. M. de M. . (2020). Elementos relevantes para a construção de situações-problema com destaques para o ensino de Enfermagem. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1694–1701. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1694-1701

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos