Elementos relevantes para a construção de situações-problema com destaques para o ensino de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1694-1701Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Resolução de ProblemasResumo
Objetivo: apresentar um roteiro para a construção de situações-problema de clientes, com destaques relevantes para o ensino de Enfermagem. Material e métodos: pesquisa com abordagem qualitativa do tipo artesanal. Para elaboração do roteiro, tomaram-se como referência os elementos que compõem o Histórico de Enfermagem e os problemas compreendidos na Teoria de Abdellah, que auxiliam na organização sequencial de uma situação a ser criada e sua complexificação. Resultados: foi elaborado um roteiro, contendo aspectos propostos e suas respectivas justificativas e orientações pertinentes para construção de situações-problema. Conclusão: com os elementos pedagógicos apresentados, privilegia-se o conhecimento crítico-reflexivo, estimulando as características criativas e inovadoras dos docentes; proporcionando-lhes, ademais, o desenvolvimento de fundamentos e reflexões teóricas e, por conseguinte, pelos estudantes e enfermeiros sobre as questões da prática de ensinar, pesquisar e cuidar de clientes.