Ações educativas para a gestante no pré-natal acerca dos cuidados com recém-nascido
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5362-5375Palavras-chave:
Educação em Saúde, Cuidado Pré-Natal, Recém-NascidoResumo
Objetivo: Identificar as ações educativas realizadas no pré-natal voltadas para os cuidados com o recém-nascido em Unidades Básicas de Saúde de um município do interior de Minas Gerais. Método: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa que contou com a participação de dez puérperas cujo pré-natal foi realizado exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde em um município do interior de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais e posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo temático categorial. Resultados: Foram encontradas três categorias: 1) Início do pré-natal e qualidade das consultas; 2) Orientações recebidas durante as consultas do pré-natal, natureza destas informações e dúvidas das puérperas e 3) Educação em saúde em grupos de gestantes. Conclusão: As ações educativas para a gestante no pré-natal contemplam majoritariamente sobre a amamentação, aumentando as dificuldades das puérperas sobre outros cuidados com o recém-nascido.