Circuito de LEDs e látex versus alginato de cálcio em diabéticos com lesões em membros inferiores: caso clí­nico

Autores

  • Raquel de Castro Araruna
  • Janine Brixner
  • Éder Alves Marques

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1755-1759

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Pé Diabético, Cicatrização

Resumo

Objetivo: Avaliar o uso da luz dos LEDs e do alginato de cálcio na cicatrização de lesões em membros inferiores de pacientes com diabetes. Método: Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo e abordagem qualitativa, comparando o uso de alginato de cálcio e LEDs em lesões de pé diabético em dois pacientes. Resultados e Discussão: A aplicação da luz dos LEDs mostrou-se como uma opção mais rápida e eficaz na cicatrização das feridas de membros inferiores, pois o conjunto dos LEDs que, emite luz no espectro visí­vel, aumenta a energia das células, o que acelera o processo de cura. Considerações Finais: Conforme demonstrado no presente estudo de caso clí­nico, conclui-se a efetividade da cicatrização fazendo o uso da luz de LED e do alginato de cálcio em lesões de membros inferiores em diabéticos, vale ressaltar que o LED foi comprovado ter um poder maior de aceleração na cicatrização e regeneração tecidual se comparado ao alginato de cálcio.

Biografia do Autor

Raquel de Castro Araruna

Discente de Enfermagem pela Faculdade LS – Taguatinga – DF.

Janine Brixner

Enfermeira/UnB, Psicóloga/UniCeub, Especialista em Educação Sexual, Mestre em Educação, Docente da Faculdade LS –Taguatinga – DF.

Éder Alves Marques

Enfermeiro, Mestrando em Ciência em Tecnologia e Gestão aplicada í  Regeneração Tecidual UNIFESP. Docente da Faculdade LS – Taguatinga - DF.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Araruna, R. de C. ., Brixner, J. ., & Marques, Éder A. . (2020). Circuito de LEDs e látex versus alginato de cálcio em diabéticos com lesões em membros inferiores: caso clí­nico. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1755–1759. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1755-1759

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos