Precarização do trabalho em hospital universitário: contribuições de um serviço de saúde do trabalhador

Autores

  • Felipe Oliveira Rossone
  • Elias Barbosa de Oliveira
  • Jane Marcia Progianti
  • Daniel da Silva Granadeiro
  • Fernanda Chagas Marques
  • Natalia Victor Madeira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1769-1773

Palavras-chave:

Enfermagem, Recursos Humanos em Saúde, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivos: analisar os fatores que contribuí­ram para a precarização do trabalho em hospital universitário e discutir as implicações para a saúde dos trabalhadores de enfermagem sob a ótica de um serviço de saúde ocupacional. Métodos: estudo qualitativo, descritivo que teve como campo um Serviço de Saúde do Trabalhador de um hospital universitário. Utilizou-se a técnica de entrevista mediante um roteiro com 14 trabalhadores e na categorização dos depoimentos aplicou-se a análise de conteúdo temática. Resultados: a precarização do trabalho na instituição ocorreu em função da ausência de concurso público; a necessidade de profissionais para a continuidade de serviços essenciais; e a redução de gastos com pessoal. A instabilidade do ví­nculo empregatí­cio acarreta nos trabalhadores temporários quadros de estresse, ansiedade, reações depressivas e impotência. Conclusão: há necessidade de promoção da saúde dos trabalhadores mediante polí­tica institucional que garanta a estabilidade dos ví­nculos empregatí­cios e os direitos trabalhistas previstos em lei.

Biografia do Autor

Felipe Oliveira Rossone

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SSE/RJ).

Elias Barbosa de Oliveira

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Jane Marcia Progianti

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Daniel da Silva Granadeiro

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente. Centro Universitário Augusto Mota (UNISUAM). Rio de Janeiro (RJ).

Fernanda Chagas Marques

Enfermeira. Especialista em Auditoria e Gestão em Saúde. Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Natalia Victor Madeira de Souza

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Rossone, F. O. ., Oliveira, E. B. de ., Progianti, J. M. ., Granadeiro, D. da S. ., Marques, F. C. ., & Souza, N. V. M. de . (2020). Precarização do trabalho em hospital universitário: contribuições de um serviço de saúde do trabalhador. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1769–1773. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1769-1773

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos