Percepções de profissionais frente à (in) aplicabilidade das polí­ticas na atenção ao parto e nascimento

Autores

  • Adriana Duarte Gabriel
  • Valdecyr Herdy Alves
  • Audrey Vidal Pereira
  • Giovanna Rosário Soanno Marchiori
  • Micheliana Rodrigues Duarte
  • Diego Pereira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1774-1778

Palavras-chave:

Polí­ticas de Saúde, Assistência ao Parto, Profissionais da Saúde

Resumo

Objetiva-se analisar as percepções dos profissionais de saúde quanto à aplicação das polí­ticas públicas no cotidiano dos serviços de atenção materno-infantil. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, realizada em hospital público estadual. Os dados foram coletados através de entrevistas com roteiro semiestruturado com 14 profissionais de saúde. Realizou-se análise temática. Emergiu a categoria: Insatisfações dos profissionais quanto às fragilidades da implementação das polí­ticas no cotidiano da assistência, e seus desdobramentos quanto a questões do pré-natal, Estrutura fí­sica, Gestão e Normas e Rotinas. O estudo demonstrou que o aprofundamento nas propostas das práticas baseadas em evidências e promoção às mudanças reais e significantes na atenção ao parto, torna-se necessárias para a eficácia no saber e fazer saúde, promovendo a integração nas ações e formação desse profissional em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Adriana Duarte Gabriel

Mestre em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Valdecyr Herdy Alves

Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Audrey Vidal Pereira

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Giovanna Rosário Soanno Marchiori

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil. Mestre em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Micheliana Rodrigues Duarte

Mestre em Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Diego Pereira Rodrigues

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Belém/Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Gabriel, A. D. ., Alves, V. H. ., Pereira, A. V. ., Marchiori, G. R. S. ., Duarte, M. R. ., & Rodrigues, D. P. . (2020). Percepções de profissionais frente à (in) aplicabilidade das polí­ticas na atenção ao parto e nascimento. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1774–1778. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1774-1778

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos