O conhecimento do homem sobre a sí­filis: Impacto nas ações preventivas e adesão ao tratamento

Autores

  • Keila do Carmo Neves
  • Aline da Silva Mendes
  • Verônica Gonçalves dos Santos
  • Bruna Porath Azevedo Fassarela
  • Wanderson Alves Ribeiro
  • Julyana Gall da Silva
  • Andrea Stella Barbosa Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1789-1794

Palavras-chave:

Sí­filis, Atenção Primária í  Saúde, Saúde do Homem

Resumo

Objetivos: identificar o conhecimento prévio dos homens sobre a sí­filis; descrever as ações de controle da sí­filis realizadas pelos indiví­duos do sexo masculino e analisar os impedimentos encontrados pelas equipes na prevenção mediante a sí­filis nos homens. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido no âmbito da atenção básica. Participaram da pesquisa 20 homens. Os dados coletados sofreram análise temática de conteúdo e foram agrupados em quatro categorias temáticas: conhecimento sobre a sí­filis; conhecimento sobre ações preventivas e o tratamento da doença; conhecimento sobre riscos e agravos; fatores motivacionais í  realização do teste rápido. Análise dos dados: Insuficiência ou inexistência de conhecimento sobre a temática. Conclusão: Importância í  qualificação e percepção dos enfermeiros para acolher e orientar ao público masculino, especialmente quanto í  necessidade de mudança no seu comportamento a partir do desenvolvimento de ações preventivas í  sí­filis bem como í  saúde de modo geral, mediante ao autocuidado e acompanhamento profissional.

Biografia do Autor

Keila do Carmo Neves

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Especialista em Nefrologia. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação em Enfermagem Hospitalar Clientes de Alta Complexidade (CEHCAC).

Aline da Silva Mendes

Enfermeira. Graduada na Universidade Iguaçu (UNIG).

Verônica Gonçalves dos Santos

Enfermeira. Graduada na Universidade Iguaçu (UNIG).

Bruna Porath Azevedo Fassarela

Enfermeiro. Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF.

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeira. Pós graduada em educação em saúde para preceptores do sus- hospital sí­rio libanês Mestranda em ciências da saúde pela universidade de vassouras.

Julyana Gall da Silva

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Membro do grupo de pesquisa de Fundamentos do Cuidado em Enfermagem (NUCLEART). Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Andrea Stella Barbosa Lacerda

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/ UFRJ). Docente na Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Neves, K. do C. ., Mendes, A. da S. ., Santos, V. G. dos ., Fassarela, B. P. A. ., Ribeiro, W. A. ., Silva, J. G. da ., & Lacerda, A. S. B. . (2020). O conhecimento do homem sobre a sí­filis: Impacto nas ações preventivas e adesão ao tratamento . Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1789–1794. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1789-1794

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos