Manejo da dor e sua relação com cuidados paliativos nas Unidades de Terapia Intensiva

Autores

  • Letí­cia de Mattos Rodrigues da Silva
  • Suely Sueko Viski Zanei
  • Iveth Yamaguchi Whitaker

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1795-1802

Palavras-chave:

Cuidado Paliativo, Manejo da Dor, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

Objetivos: caracterizar os pacientes segundo a abordagem dos cuidados paliativos em UTI; comparar os grupos classificados de acordo com a escala de prognóstico paliativo e as variáveis referentes a internação e dor, identificar os analgésicos e a quantidade realizada para o alí­vio da dor, conforme escala de prognóstico paliativo. Método: Estudo descritivo, transversal, quantitativo desenvolvido em UTI. Aplicado questionário para caracterização clí­nica e um questionário especí­fico para a identificação dos grupos de acordo com o prognóstico paliativo, PaP escore. Resultados: 70,6% dos pacientes encontravam- se no grupo A seguidos por 16,3% do grupo C, com correlação estatí­stica significante da dor com o desfecho e o prognóstico paliativo e forte correlação do prognóstico paliativo com dias de internação e desfecho. Conclusão: A utilização da escala de prognostico paliativo possibilitou a identificação dos pacientes em grupos de acordo com suas caracterí­sticas e do desfecho mais provável para cada grupo.

Biografia do Autor

Letí­cia de Mattos Rodrigues da Silva

Enfermeira especialista em UTI pelo Programa de Residencia Multidisciplinar em Cuidados Intensivos – Adultos da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo,SP, Brasil.

Suely Sueko Viski Zanei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Profª Adjunto da Escola Paulista de Enfermagem/ UNIFESP. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos Adulto. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Iveth Yamaguchi Whitaker

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Profª Associada da Escola Paulista de Enfermagem/ UNIFESP

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Silva, L. de M. R. da ., Zanei , S. S. V. ., & Whitaker , I. Y. . (2020). Manejo da dor e sua relação com cuidados paliativos nas Unidades de Terapia Intensiva. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1795–1802. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1795-1802

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos