O Enfermeiro na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva neonatal

Autores

  • Patricia de Lemos Santos Carvalheira
  • Thais da Silva Buffel
  • Danielle Alves de Souza
  • Isabel Cristina de Jesus Almeida
  • Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa
  • Cláudia Maria Messias

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1803-1809

Palavras-chave:

Pneumonia Associada í  Ventilação Mecânica, Neonatologia, Recém-Nascido

Resumo

As medidas de prevenção para a pneumonia são essenciais, devendo ser implantadas estratégias de controle e protocolos, priorizando as ações no treinamento de condutas eficazes para o cuidado do paciente crí­tico, sendo muito importante í  educação continuada da equipe multidisciplinar que trabalha com os recém-nascidos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Objetivos: Identificar o conhecimento dos enfermeiros acerca das práticas de prevenção da pneumonia associada í  ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na unidade. Métodos: Realizou-se uma pesquisa de campo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Municipal Miguel Couto. Resultados: As enfermeiras demonstraram conhecimento superficial acerca das técnicas de prevenção. Conclusão: O enfermeiro deve saber da importância do seu papel frente a estudos, programas e práticas que tende a minimizar a incidência de PAV em ambiente hospitalar.

Biografia do Autor

Patricia de Lemos Santos Carvalheira

Graduação em Enfermagem pela Universidade Castelo Branco.

Thais da Silva Buffel

Graduação em Enfermagem pela Universidade Castelo Branco. Pós Graduada Enfermagem em Cardiologia (UFRJ).

Danielle Alves de Souza

Graduação em Enfermagem pela Universidade Unigranrio. Pós Graduada Enfermagem em Cardiologia (UFRJ).

Isabel Cristina de Jesus Almeida

Graduação em Enfermagem e Obstetrí­cia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Enfermeira do Hospital Universitário Antônio Pedro e Hospital Estadual dos Servidores do Estado. Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos com ênfase em cliente neonatal.

Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa

Mestre em Saúde materno-infantil, Enfermeira do Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Cláudia Maria Messias

Pós Doutora Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa-EEAC/UFF; Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Especialização em Centro Cirúrgico; Enfermagem Obstétrica; Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão Avançada em Sistema de Saúde e Docência na Saúde. Graduação em Enfermagem e Obstetrí­cia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrí­cia de Barra Mansa - RJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense/ EEAAC-UFF, Departamento Materno Infantil e Psiquiátrica.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Carvalheira, P. de L. S. ., Buffel, T. da S. ., Souza, D. A. de ., Almeida, I. C. de J. ., Barbosa, M. T. de S. R. ., & Messias , C. M. . (2020). O Enfermeiro na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva neonatal. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1803–1809. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1803-1809

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos