USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM SíNDROME METABÓLICA

Autores

Palavras-chave:

Sí­ndrome Metabólica, Tecnologias, saúde

Resumo

A sí­ndrome metabólica (SM) é uma desordem multifatorial e as tecnologias educativas (TE) são uma das estratégias indicadas para sua intervenção. Objetivou-se analisar na literatura o uso de tecnologias educativas no acompanhamento de pacientes com sí­ndrome metabólica. Tratou-se de uma revisão integrativa, em que a seleção dos artigos foi realizada nas bases de dados do SCIELO, PUBMED e LILACS entre os anos de 2015 a 2020. Foram identificados 186 artigos dos quais 09 foram selecionadas para compor o estudo. Os resultados revelaram que o uso das TE no tratamento ou prevenção da SM obtiveram vantagens, tanto no seguimento da população adulta e idosa, quanto em adolescentes. Os recursos de TE utilizados foram: treinamento de exercí­cios apoiado por telemonitoramento, Programa de controle de peso oferecido pela mí­dia social (aplicativo), cartilha, Exergame, e Programa de educação nutricional com apoio de pares. Conclui-se que o uso de TE reduz o risco de complicações ocasionadas em virtude da SM, atingindo a melhora da saúde mental, da capacidade para desempenho laboral e impacto positivo no estilo de vida. 

Palavras-Chave: Sí­ndrome Metabólica. Tecnologias. Saúde.

Publicado

2023-03-09

Como Citar

Moreira Freire, L., Lago Damasceno, D. L. ., Laurindo da Silva , F. ., Machado de Carvalho, A. F., Machado de Carvalho, A. F., & Machado de Carvalho, A. F. (2023). USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM SíNDROME METABÓLICA . Saúde Coletiva (Barueri), 12(73). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1631

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos