USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM SíNDROME METABÓLICA
Palavras-chave:
Síndrome Metabólica, Tecnologias, saúdeResumo
A síndrome metabólica (SM) é uma desordem multifatorial e as tecnologias educativas (TE) são uma das estratégias indicadas para sua intervenção. Objetivou-se analisar na literatura o uso de tecnologias educativas no acompanhamento de pacientes com síndrome metabólica. Tratou-se de uma revisão integrativa, em que a seleção dos artigos foi realizada nas bases de dados do SCIELO, PUBMED e LILACS entre os anos de 2015 a 2020. Foram identificados 186 artigos dos quais 09 foram selecionadas para compor o estudo. Os resultados revelaram que o uso das TE no tratamento ou prevenção da SM obtiveram vantagens, tanto no seguimento da população adulta e idosa, quanto em adolescentes. Os recursos de TE utilizados foram: treinamento de exercícios apoiado por telemonitoramento, Programa de controle de peso oferecido pela mídia social (aplicativo), cartilha, Exergame, e Programa de educação nutricional com apoio de pares. Conclui-se que o uso de TE reduz o risco de complicações ocasionadas em virtude da SM, atingindo a melhora da saúde mental, da capacidade para desempenho laboral e impacto positivo no estilo de vida.
Palavras-Chave: Síndrome Metabólica. Tecnologias. Saúde.