GEOGRAFIA DA SAÚDE

EDUCAÇíO SEXUAL INSERIDA NO CURRíCULO ESCOLAR.

Autores

Palavras-chave:

Educação Sexual, Educar para a Saúde, Adolescente, Sexualidade, Geografia Médica

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma ação de educação em saúde para inserir o tema da educação sexual como conteúdo da disciplina de Geografia. No contexto de educar para a saúde, os escolares aprenderam com a Geografia condutas mais saudáveis e de cuidados em relação a sua vida sexual. A temática foi abordada por meio de oficinas construí­das com o professor de Geografia e inseridas no seu planejamento anual. Os temas principais permearam espacialização das Infecções Sexualmente Transmissí­veis (ISTs) e suas maneiras de prevenção. Constatamos que o ensino de Geografia, orientado para educação sexual, contribui para uma maior proteção dos adolescentes e confirmamos que a inserção da educação sexual como tema transversal no currí­culo de Geografia é possí­vel através de uma abordagem multidisciplinar entre profissionais de educação e da saúde. Desta maneira estaremos atendendo as necessidades urgentes de crianças e adolescentes, visando í  prevenção como forma de reduzir a infecção com AIDS/HIV.

Biografia do Autor

Larissa, UFSC

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina

Steale, Secretaria Municipal de Educação, Florianópolis

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Professora efetiva de Geografia na Prefeitura Municipal de Florianópolis

Kalina, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É professora Adjunta DE, da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino. Como pesquisadora participa no projeto de pesquisa intitulado Relações ente a Ciência e Estética na Gênese do Conceito de Paisagem em Alexander von Humboldt: uma contribuição í  história da geografia desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas e coordena a pesquisa Epistemologia do Ensino de Geografia: as bases teóricas para um novo olhar sobre ensino, escola e trabalho docente. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo /UFSC), do projeto Aprendizagem da Docência e Educar para a saúde: O que a Geografia tem a ver com isso?

jaime, UFSC

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Pontifí­cia Universidade Católica de Chile (1992) e Doutorado em Biofí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Pós-Doutorado em Oncologia no INCA do RJ e Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Biologia Molecular, Biologia do Desenvolvimento e Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia do desenvolvimento, Câncer e Epigenética. Seguindo os princí­pios da indissociabilidade de ensino pesquisa e extensão e as diretrizes da polí­tica nacional de extensão universitária realiza Extensão e Pesquisa vinculadas as áreas de Saúde sexual e Educação Sexual de crianças e adolescentes. O interesse principal na extensão é a inserção da saúde e educação sexual como parte integrante do currí­culo escolar. Estas atividades estão vinculadas ao Ensino de graduação para diversos profissionais de saúde.

Publicado

2023-03-09

Como Citar

Mendes da Silva, L., Corrêa, S., Springer, K. ., & Cofre, J. (2023). GEOGRAFIA DA SAÚDE: EDUCAÇíO SEXUAL INSERIDA NO CURRíCULO ESCOLAR. Saúde Coletiva (Barueri), 11(69). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1636

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos