GEOGRAFIA DA SAÚDE

EDUCAÇíO SEXUAL INSERIDA NO CURRíCULO ESCOLAR.

Authors

Keywords:

Sex education, Health education, Adolescent, Sexuality, Geography, Medical

Abstract

The paper shows a health education action whose objective was to insert the sex education issue as a content addressed in the Geography discipline. In the context of educating for health, it is possible to consider that students could learn from Geography healthier and more caring behaviors regarding their sex lives. The topic was approached through workshops developed with the Geography teacher and included in the annual planning. The main themes permeated the spatialization of Sexually Transmitted Infections (STIs), and their ways of prevention. It was possible to note that teaching geography oriented to sex education may contribute to the better protection of adolescents from the southern region of Brazil. It was also confirmed that the insertion of sex education as a transversal theme in the geography curriculum is possible through a multidisciplinary approach between education and health professionals. Therefore, the authors believe they are meeting the urgent needs of empowerment of children and adolescents, aiming at prevention as a way to reduce AIDS infection in Brazil and worldwide.

Author Biographies

Larissa Mendes da Silva, UFSC

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina

Steale Corrêa, Secretaria Municipal de Educação, Florianópolis

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Professora efetiva de Geografia na Prefeitura Municipal de Florianópolis

Kalina Springer, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É professora Adjunta DE, da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino. Como pesquisadora participa no projeto de pesquisa intitulado Relações ente a Ciência e Estética na Gênese do Conceito de Paisagem em Alexander von Humboldt: uma contribuição í  história da geografia desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas e coordena a pesquisa Epistemologia do Ensino de Geografia: as bases teóricas para um novo olhar sobre ensino, escola e trabalho docente. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo /UFSC), do projeto Aprendizagem da Docência e Educar para a saúde: O que a Geografia tem a ver com isso?

Jaime Cofre, UFSC

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Pontifí­cia Universidade Católica de Chile (1992) e Doutorado em Biofí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Pós-Doutorado em Oncologia no INCA do RJ e Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Biologia Molecular, Biologia do Desenvolvimento e Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia do desenvolvimento, Câncer e Epigenética. Seguindo os princí­pios da indissociabilidade de ensino pesquisa e extensão e as diretrizes da polí­tica nacional de extensão universitária realiza Extensão e Pesquisa vinculadas as áreas de Saúde sexual e Educação Sexual de crianças e adolescentes. O interesse principal na extensão é a inserção da saúde e educação sexual como parte integrante do currí­culo escolar. Estas atividades estão vinculadas ao Ensino de graduação para diversos profissionais de saúde.

Published

2023-03-09

How to Cite

Mendes da Silva, L., Corrêa, S., Springer, K. ., & Cofre, J. (2023). GEOGRAFIA DA SAÚDE: EDUCAÇíO SEXUAL INSERIDA NO CURRíCULO ESCOLAR. Saúde Coletiva (Barueri), 11(69). Retrieved from https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1636

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos