Qualidade de vida dos graduandos de enfermagem: Uma revisão integrativa

Autores

  • Leticia da Silva Seltenreich
  • Marcele Silva Galante
  • Cristina Aparecida Aidar Barea
  • Luciane Pereira da Silva
  • Sérgio Luis Alves de Morais Júnior

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1837-1841

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Qualidade de Vida, Instrumentos de Avaliação

Resumo

Objetivou-se identificar como a qualidade de vida interfere durante a formação universitária em enfermagem. Trata-se de um revisão integrativa da literatura realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especificamente nas bases de dados eletrônicas LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados de Enfermagem) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), após passarem pelos critérios de inclusão e exclusão, onde definiu-se a utilização de publicações cientificas no perí­odo de 2004 a 2017, que abordem o tema, no idioma português, com textos completos. Foram selecionados quatorze artigos para este estudo. Observou-se que a qualidade de vida foi avaliada positivamente pelos estudantes de enfermagem. Os instrumentos utilizados nos estudos: WHOQOL-BREF, questionário IQV "Quality of Life Index", teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov e o t de Student e questionários próprios. Houve apontamentos positivos e negativos em relação í  satisfação com a qualidade de vida pelos graduandos em enfermagem. As questões insatisfatórias contemplaram: recursos financeiros, gastos com trabalhos, qualidade do sono, falta de tempo para lazer e carga horária do curso.

Biografia do Autor

Leticia da Silva Seltenreich

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu). Enfermeira. Docente da Universidade Nove de Julho. São Paulo. Brasil.

Marcele Silva Galante

Aluna do curso de graduação em enfermagem da universidade nove de julho (UNINOVE) São Paulo- Brasil.

Cristina Aparecida Aidar Barea

Aluna do curso de graduação em enfermagem da universidade nove de julho (UNINOVE) São Paulo- Brasil.

Luciane Pereira da Silva

Aluna do curso de graduação em enfermagem da universidade nove de julho (UNINOVE) São Paulo- Brasil.

Sérgio Luis Alves de Morais Júnior

Doutor em Biotecnologia em Saúde. Mestre em Reabilitação e Inclusão Social. Especialista em UTI, Urgência e Emergência, Saúde Pública e Docência para o Ensino Superior. Graduação em Enfermagem. Professor na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor convidado no Centro de Estudos em Enfermagem e Nutrição (CEEN) em convênio com a Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Editor Cientí­fico da Revista Saúde Coletiva Barueri - São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Seltenreich , L. da S. ., Galante, M. S. ., Barea, C. A. A. ., Silva, L. P. da ., & Morais Júnior, S. L. A. de . (2020). Qualidade de vida dos graduandos de enfermagem: Uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1837–1841. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1837-1841

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos