Qualidade de vida dos graduandos de enfermagem: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1837-1841Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Qualidade de Vida, Instrumentos de AvaliaçãoResumo
Objetivou-se identificar como a qualidade de vida interfere durante a formação universitária em enfermagem. Trata-se de um revisão integrativa da literatura realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especificamente nas bases de dados eletrônicas LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados de Enfermagem) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), após passarem pelos critérios de inclusão e exclusão, onde definiu-se a utilização de publicações cientificas no período de 2004 a 2017, que abordem o tema, no idioma português, com textos completos. Foram selecionados quatorze artigos para este estudo. Observou-se que a qualidade de vida foi avaliada positivamente pelos estudantes de enfermagem. Os instrumentos utilizados nos estudos: WHOQOL-BREF, questionário IQV "Quality of Life Index", teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov e o t de Student e questionários próprios. Houve apontamentos positivos e negativos em relação í satisfação com a qualidade de vida pelos graduandos em enfermagem. As questões insatisfatórias contemplaram: recursos financeiros, gastos com trabalhos, qualidade do sono, falta de tempo para lazer e carga horária do curso.