Educação permanente na Triagem Neonatal: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6519-6528Palavras-chave:
Educação Permanente, Triagem Neonatal, Saúde InfantilResumo
Objetivo: Investigar estudos sobre educação/capacitação permanente relacionados a triagem neonatal (TN) e/ou teste do pezinho, identificando estratégias que favoreçam futuras ações relativas ao tema. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo por meio de revisão integrativa, realizado em agosto de 2019, nas bases de dados "LILACS", "MEDLINE", "IBECS" e "SciELO", através dos termos: "Triagem Neonatal", "Teste do Pezinho", "Capacitação" e "Educação em Saúde". Resultados: A amostra final foi composta por 12 estudos, a maioria da base de dados Medline (n=11). Dentre os artigos analisados, três foram publicados em periódicos nacionais e nove em periódicos internacionais. Considerando as modalidades de TN, sete estudos abordaram a TN biológica, enquanto as triagens auditiva e de cardiopatias foram referidas por quatro e um artigos, respectivamente. A população mais estudada foi de enfermeiros e pais. Conclusão: Ratifica-se a importância de implantar programas de educação permanente e capacitação, abordando estratégias eficazes para melhorar a Triagem Neonatal Universal.