Educação permanente na Triagem Neonatal: uma revisão integrativa

Autores

  • Amanda Borges Ferreira
  • Maria Fernanda Spegiorin Salla Brune

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6519-6528

Palavras-chave:

Educação Permanente, Triagem Neonatal, Saúde Infantil

Resumo

Objetivo: Investigar estudos sobre educação/capacitação permanente relacionados a triagem neonatal (TN) e/ou teste do pezinho, identificando estratégias que favoreçam futuras ações relativas ao tema. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo por meio de revisão integrativa, realizado em agosto de 2019, nas bases de dados "LILACS", "MEDLINE", "IBECS" e "SciELO", através dos termos: "Triagem Neonatal", "Teste do Pezinho", "Capacitação" e "Educação em Saúde". Resultados: A amostra final foi composta por 12 estudos, a maioria da base de dados Medline (n=11). Dentre os artigos analisados, três foram publicados em periódicos nacionais e nove em periódicos internacionais. Considerando as modalidades de TN, sete estudos abordaram a TN biológica, enquanto as triagens auditiva e de cardiopatias foram referidas por quatro e um artigos, respectivamente. A população mais estudada foi de enfermeiros e pais. Conclusão: Ratifica-se a importância de implantar programas de educação permanente e capacitação, abordando estratégias eficazes para melhorar a Triagem Neonatal Universal.

Biografia do Autor

Amanda Borges Ferreira

Discente no Curso de Farmácia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Maria Fernanda Spegiorin Salla Brune

Farmacêutica, Doutora, Docente no Curso de Farmácia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Borges Ferreira, A. ., & Spegiorin Salla Brune, M. F. . (2021). Educação permanente na Triagem Neonatal: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(66), 6519–6528. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6519-6528

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos