Fatores de risco associados ao adoecimento em contatos de hansení­ase: um protocolo de revisão sistemática

Autores

  • Edilamar Silva de Alecrin
  • Nathália Sernizon Guimarães
  • Ana Laura Grossi de Oliveira
  • Sandra Lyon
  • Maria Auxiliadora Parreiras Martins
  • Manoel Otávio da Costa Rocha

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6599-6610

Palavras-chave:

Hansení­ase, Contatos com hansení­ase, Doenças negligenciadas, Vigilância em saúde pública, Fatores de risco

Resumo

Objetivo: Esta revisão terá como objetivo avaliar os fatores de risco associados ao adoecimento em contatos de hansení­ase. Método: Estudos de caso-controle, transversais e de coorte, estudos prospectivos e retrospectivos, estudos experimentais, de janeiro de 2004 a dezembro de 2020. Os participantes serão contatos de hansení­ase. As bases de dados eletrônicas incluirão BVS, PubMed, Cochrane Library, Embase. Estratégias de busca serão utilizadas empregando descritores para cada base de dados. Os artigos serão selecionados após leitura do tí­tulo e resumo por dois revisores independentes. Após a leitura na í­ntegra, os artigos serão selecionados de acordo com os critérios de inclusão. Resultado: Os dados serão extraí­dos e tabulados para sí­ntese narrativa. Conclusão: Monitorar os contatos é uma das estratégias mais eficazes para o controle da hansení­ase. A identificação dos fatores de risco para adoecimento nos contatos pode contribuir para o desenvolvimento de ações em saúde pública. Número de registro da revisão sistemática: PROSPERO CRD4 2020160680

Biografia do Autor

Edilamar Silva de Alecrin

Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Hospital Eduardo de Menezes, Ambulatório de Dermatologia, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (FASEH), Vespasiano, Minas Gerais, Brazil.

Nathália Sernizon Guimarães

Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil.

Ana Laura Grossi de Oliveira

Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil.

Sandra Lyon

Hospital Eduardo de Menezes, Ambulatório de Dermatologia, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (FASEH), Vespasiano, Minas Gerais, Brazil.

Maria Auxiliadora Parreiras Martins

Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil.

Manoel Otávio da Costa Rocha

Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil.

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Silva de Alecrin, E. ., Sernizon Guimarães, N. ., Grossi de Oliveira, A. L. ., Lyon, S. ., Auxiliadora Parreiras Martins, M. ., & da Costa Rocha, M. O. . (2021). Fatores de risco associados ao adoecimento em contatos de hansení­ase: um protocolo de revisão sistemática. Saúde Coletiva (Barueri), 11(66), 6599–6610. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6599-6610

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos