A otimização do processo de gerenciamento de leitos e alta hospitalar

Autores

  • Domenica de Castro Machado
  • Ana Carolina Araujo Machado

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1866-1872

Palavras-chave:

Alta do Paciente, Tempo de Internação, Ocupação de Leito

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os motivos que interferem na alta hospitalar e que impactam no gerenciamento dos leitos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, uma metodologia que promove a sí­ntese do conhecimento e permite aplicar os resultados de estudos na prática. Foi elaborado um instrumento para as coletas das informações contemplando os seguintes dados: tí­tulos, autores, métodos, periódicos, ano de publicação, objetivo do estudo, motivos e o impacto no gerenciamento de leitos. Foram encontrados trinta e sete potenciais artigos, e destes chegou-se aos nove escolhidos. O presente estudo demonstrou que os principais motivos que interferem na alta hospitalar são a falta de comunicação e planejamento para a alta hospitalar pela equipe interdisciplinar, tendo como resultado o aumento expressivo na média de permanência. A elaboração, acompanhamento e evolução diária de planos terapêuticos somados a interligação e integração da equipe interdisciplinar propõe modelo de excelência para otimização dos processos.

Biografia do Autor

Domenica de Castro Machado

Enfermeira. Pós-Graduada em Gerenciamento e Liderança em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo.

Ana Carolina Araujo Machado

Enfermeira. Mestre em Ciencias pela Universidade Federal de São Paulo. MBA Gestão Executiva em Saúde pela Fundação Getulio Vargas. Docente do Curso de Pós Graduação em Gerenciamento e Liderança em Enfermagem do Centro Universitário São Camilo.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Machado, D. de C. ., & Machado, A. C. A. . (2020). A otimização do processo de gerenciamento de leitos e alta hospitalar. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1866–1872. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1866-1872

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos