Sí­ndrome alcoólica fetal e consequências para o feto: A perspectiva materna sobre a ingestão de álcool na gravidez

Autores

  • Patrí­cia da Costa Teixeira
  • Tatiana dos Santos Ribeiro Chaves
  • Lorena Delvaux Aud dos Santos
  • Elaine Silva de Lima
  • Thalita de Mello Silva
  • Giselle Barcellos Koeppe
  • Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1873-1880

Palavras-chave:

Alcoolismo, Transtorno do Espectro Fetal, Gravidez, Atenção Primária í  Saúde, Enfermagem

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar o conhecimento de gestantes e promover promoção e prevenção de saúde através de folder informativo. Os dados foram coletados em uma unidade de saúde no Municí­pio de São Pedro da Aldeia- RJ. Fizeram parte do estudo 15 gestantes maiores de 18 anos, com pré-natal de risco habitual com dois questionários semiestruturados. A análise dos dados revelou que nenhuma das gestantes eram analfabetas sendo um ponto positivo para o entendimento nas orientações dadas. Evidenciou que mais da metade dessas gestantes eram solteiras, e que a grande maioria declara não ter religião. É importante destacar que 13 % das gestantes afirmaram ter ingerido álcool durante a gestação e 80% das entrevistadas, sabiam o efeito prejudicial do álcool ao feto, entretanto não sabiam especificar quais eram os males demonstrando falta de informações. Com este estudo foi possí­vel concluir a necessidade prioritária de acesso as informações para essa gestante através dos profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Patrí­cia da Costa Teixeira

Enfermeira. Orientadora da pesquisa. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Tatiana dos Santos Ribeiro Chaves

Enfermeira. Co-autora da pesquisa. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Lorena Delvaux Aud dos Santos

Enfermeira. Co-autora da pesquisa. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Elaine Silva de Lima

Enfermeira. Co-autora da pesquisa. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Thalita de Mello Silva

Enfermeira. Co-autora da pesquisa. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Giselle Barcellos Koeppe

Enfermeira, mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio.

Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

Enfermeira. Mestre em biociência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Teixeira, P. da C. ., Chaves, T. dos S. R. ., Santos, L. D. A. dos ., Lima, E. S. de ., Silva, T. de M. ., Koeppe, G. B. ., & Cerqueira, L. da C. N. . (2020). Sí­ndrome alcoólica fetal e consequências para o feto: A perspectiva materna sobre a ingestão de álcool na gravidez. Saúde Coletiva (Barueri), 9(50), 1873–1880. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i50p1873-1880

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos