Desafios dos enfermeiros frente á aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem: revisão integrativa

Autores

  • Luiza dos Santos Souza Paixão
  • Rita Patrizzi Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6877-6888

Palavras-chave:

Processo de Enfermagem, Enfermeiros, Hospital, Conhecimento, Assistência de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar quais os desafios que limitam os Enfermeiros na aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Método: Revisão integrativa realizada na BVS por artigos publicados em periódicos nacionais, utilizando-se as bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, com os descritores Processo de enfermagem; Enfermeiros; Hospital; Conhecimento e Assistência de enfermagem. Foram analisados artigos em português e com recorte temporal de 2010 a 2020. Resultados: "sobrecarga de trabalho", "falta de conhecimento", "necessidade de aprimoramento" e "falta de apoio da chefia/instituição" foram mencionados com mais frequência possuindo um reflexo negativo na aplicabilidade da SAE. Destes emergiram dois categoriais argumentados na discussão. Conclusão: a aplicabilidade desfalcada e superficial da SAE, exercida em algumas unidades de saúde, são caracterizadas pelas dificuldades identificadas, desde a formação dos Enfermeiros no curso de graduação, até condições de trabalho que prejudicam o êxito da execução do método.

Biografia do Autor

Luiza dos Santos Souza Paixão

Acadêmica de Enfermagem do sétimo perí­odo pela Universidade Salgado de Oliveira.

Rita Patrizzi Mendonça

Enfermeira. Especialista em Terapia intensiva com ênfase em Cardiologia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Gerência do Cuidado pelo Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal Fluminense. Professora titular da Universidade Salgado de Oliveira.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

dos Santos Souza Paixão , L. ., & Patrizzi Mendonça, R. . (2021). Desafios dos enfermeiros frente á aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6877–6888. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6877-6888

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos