Desafios da enfermagem frente ao parto humanizado: percepções de profissionais sobre a humanização em obstetrí­cia

Autores

  • Mikael Henrique de Jesus Batista
  • Alanne Alves de Araujo
  • Ruan Feitosa dos Santos
  • Daiara Vicentino Lima
  • Tainá Soares Nunes
  • Ana Catarina de Moraes Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6949-6962

Palavras-chave:

Enfermagem, Desafios, Parto humanizado

Resumo

Objetivo é sintetizar os conhecimentos cientí­ficos a respeito da humanização da assistência de enfermagem no parto natural, buscando destacar a importância da assistência humanizada durante o parto, apontando sobre seu papel no desenvolvimento de ações de humanização em um centro obstétrico de uma maternidade de referência. Método: A busca de dados foi realizada nas bases de dados: SciELO e Google Scholar a partir dos descritores em ciências da saúde: Enfermagem; Desafios e Parto humanizado, resultando na seleção final de 29 artigos. Resultados: A implantação de uma assistência de enfermagem humanizada durante o parto favorece o fortalecimento do ví­nculo profissional e paciente, garantindo o direito de escolha durante o trabalho de parto. Conclusão: Apesar das dificuldades com espaços inadequados e falta de matérias, a educação em saúde desempenhada pelos enfermeiros pode conscientizar a adesão ao parto natural como também a pratica da humanização por parte de outros profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Mikael Henrique de Jesus Batista

Enfermeiro pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil. Docente do curso de Enfermagem. Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP.

Alanne Alves de Araujo

Acadêmica de Enfermagem. Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP.

Ruan Feitosa dos Santos

Enfermeiro. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Famí­lia. Pós-graduando em Saúde Indí­gena. Fundação Municipal de Saúde de Pau D'arco, Tocantins.

Daiara Vicentino Lima

Acadêmica de Enfermagem. Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP. Auxiliar administrativo. Prefeitura de Bandeirantes do Tocantins, Tocantins.

Tainá Soares Nunes

Enfermeira no Hospital Municipal de Colinas do Tocantins. Especialista em Urência e Emergência. Especialista em Terapia Intensiva Geral. Mestranda em Enfermagem pela UNESP.

Ana Catarina de Moraes Souza

Enfermeira. Docente de enfermagem da Faculdade de Colinas do Tocantins, Grupo UNIESP. Mestra em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo-UNASP.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

de Jesus Batista, M. H. ., Alves de Araujo, A. ., Feitosa dos Santos, R. ., Vicentino Lima, D. ., Soares Nunes, T. ., & de Moraes Souza, A. C. . (2021). Desafios da enfermagem frente ao parto humanizado: percepções de profissionais sobre a humanização em obstetrí­cia. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6949–6962. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6949-6962

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos