A Telessaúde como ferramenta organizacional da Rede de Atenção í Saúde
Telessaúde como ferramenta organizacional da Rede de Atenção í Saúde
Palavras-chave:
Telemedicina, Política Pública, Remote consultation, TelemonitoramentoResumo
Objetivos: analisar as evidências científicas sobre a telessaúde como uma ferramenta para expansão e melhoria da Rede de Atenção í Saúde. Metodologia: revisão integrativa da literatura. Foi utilizada as bases de dados National Library of Medicine (Pubmed), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (BVS) e pelo Portal Periódicos CAPES/MEC. Os descritores utilizados foram: Telemedicina; telessaúde; remote consultation. Resultados: Os principais desafios foram: econômicos, sociais e institucionais. As potencialidades foram a reorganização dos serviços de saúde para garantir o acesso í população facilitando a teleconsulta no cenário da pandemia e a redução de custos. Conclusão: A articulação com as Políticas Públicas é ferramenta para expansão e reorganização da telessaúde na RAS para garantir acesso e continuidade do cuidado em tempos de pandemia, porém a implementação em todos os serviços é o maior desafio.