Impacto do ensino remoto emergencial no trabalho docente durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7105-7122Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus, Docentes, Educação SuperiorResumo
Objetivo: Compreender as potencialidades e fragilidades da adaptação do novo modelo de ensino e o processo organizacional de trabalho dos docentes. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Os participantes foram selecionados por amostragem teórica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da instituição e o período da coleta de respostas foi durante os meses de setembro e outubro de 2020. Ademais, os dados foram organizados e analisados utilizando o método de Bardin. Resultados: A pesquisa possui 49 participantes, com idades variando de 28 e 67 anos, sendo 34 do sexo feminino e 15 do masculino. Analisando as respostas, identificou-se quatro categorias: Reconhecendo as principais adaptações dos docentes; identificando a relação aluno/professor; avaliando os impactos na formação acadêmica-profissional e identificando pontos positivos do ensino remoto. Conclusão: A interação aluno-professor sofreu alteração devido o distanciamento, porém, houve outros avanços como a utilização de novas tecnologias.