O farmacêutico clí­nico e os custos com antimicrobianos: um estudo em uma unidade de terapia intensiva

Autores

  • Letí­cia Amorim da Silva
  • Rianne Kercia Godoi da Silva
  • Thais Morais da Silva
  • Jucélia Ivonete dos Santos
  • Analúcia Guedes Silveira Cabral

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7269-7278

Palavras-chave:

Antibióticos, Custos, UTI, Farmacêutico

Resumo

Objetivo: Avaliar a importância do farmacêutico clí­nico tanto na utilização dos antimicrobianos, quanto na redução de custo desses medicamentos.Método: O estudo caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa foi realizado no perí­odo de outubro a dezembro de 2016 em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público na cidade de Caruaru-PE. A coleta de dado ocorreu por meio de análise documental utilizando como ferramenta o sistema operacional padrão MV200.Resultados: Verificou-se uma maior utilização de piperacilina+tazobactam e meropenem, ambos antibióticos com amplo espectro de ação, evidenciando a escolha de terapias por parte dos protocolos do hospital com essa caracterí­stica. Entretanto, não se observa uma redução de gastos significativos em decorrência de um alto consumo ainda prevalente de antimicrobianos por pacientes de UTI. Conclusão: Diante dos resultados, infere-se que a ação de um farmacêutico clí­nico na Unidade de Terapia Intensiva auxiliaria com um maior controle dessas prescrições, evitando interações medicamentosas e atendendo í s necessidades de cada paciente.

Biografia do Autor

Letí­cia Amorim da Silva

Farmacêutica, Pós-Graduanda em Farmácia Hospitalar e Clí­nica, pelo Centro Universitário Redentor, polo IDE, Caruaru-PE, Brasil.

Rianne Kercia Godoi da Silva

Farmacêutica, Pós-Graduanda em Farmácia Hospitalar e Clí­nica, pelo Centro Universitário Redentor, polo IDE, Caruaru-PE, Brasil.

Thais Morais da Silva

Farmacêutica, Pós-Graduada em Farmácia Hospitalar com Acompanhamento Oncológico, pelo Instituto de Tecnologia, Ciências e Qualidade- ICTC, Recife-PE, Brasil.

Jucélia Ivonete dos Santos

Farmacêutica e Mestranda em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Caruaru-PE, Brasil. Pós-Graduada em Farmácia Hospitalar e Clí­nica, Pelo Centro Universitário Redentor, polo IDE Caruaru-PE, Brasil. Pós-Graduanda em Saúde Pública, pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, polo Caruaru-PE, Brasil.

Analúcia Guedes Silveira Cabral

Graduada em Farmácia, pela Universidade Federal da Paraí­ba- UFPB, Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela Universidade Federal da Paraí­ba- UFPB, Brasil. Professora do Centro Universitário Tabosa de Almeida, Caruaru-PE.

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Amorim da Silva, L. ., Godoi da Silva, R. K. ., Morais da Silva , T. ., Ivonete dos Santos, J. ., & Guedes Silveira Cabral , A. . (2021). O farmacêutico clí­nico e os custos com antimicrobianos: um estudo em uma unidade de terapia intensiva . Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7269–7278. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7269-7278

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos