Concepções e práticas de educação em saúde no cuidado à criança: perspectiva de trabalhadores de saúde da estratégia saúde da famí­lia

Autores

  • Maria das Graças de Arruda Silva Rodrigues
  • Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7301-7314

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde da Criança, Estratégia de Saúde da Famí­lia

Resumo

Objetivo: explorar as concepções e práticas de educação em saúde envolvidas no cuidado à criança na atenção básica. Método: estudo de abordagem qualitativa, realizado com 14 profissionais de duas Unidades de Saúde da Famí­lia, de Macaparana-Pernambuco. Utilizou-se um instrumento semiestruturado para coleta de dados e um diário de campo. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para análise e formulação das categorias. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: os dados foram divididos em três categorias, de modo que a primeira trás as concepções de educação em saúde; a segunda trata-se das práticas de educação em saúde; e a terceira categoria mostra as ações de cuidado à criança. Conclusão: apesar de toda equipe multidisciplinar e aparato de polí­ticas públicas, ainda se percebe uma lacuna no cuidado com à criança, evidenciado pela fragmentação do cuidado.

Biografia do Autor

Maria das Graças de Arruda Silva Rodrigues

Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Enfermagem, Pernambuco, PE, Brasil.

Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus

Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Enfermagem, Pernambuco, PE, Brasil.

Publicado

2021-10-04

Como Citar

das Graças de Arruda Silva Rodrigues, M. ., & de Lavor Coriolano-Marinus, M. W. . (2021). Concepções e práticas de educação em saúde no cuidado à criança: perspectiva de trabalhadores de saúde da estratégia saúde da famí­lia. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7301–7314. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7301-7314

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos