Pesquisa-ação sobre drogas em escola municipal de São Fidélis/RJ
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7327-7338Palavras-chave:
Drogas, Educação em Saúde, Enfermagem, Saúde Coletiva, DiscentesResumo
Objetivo: analisar o conhecimento dos adolescentes do ensino fundamental sobre drogas e realizar educação em saúde. Método: estudo descritivo e exploratório, abordagem metodológica qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Considerando a Resolução Nº466/2012, a pesquisa foi submetida ao comitê de ética, aprovada com o parecer 1.776.408. A segunda etapa foi distribuir o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e solicitar a autorização dos responsáveis. Resultados: Os discentes participaram da Gincana do Conhecimento sobre drogas, onde competiram sobre a temática. Ao analisar as respostas dos discentes, percebeu-se um baixo nível de conhecimento dos mesmos sobre drogas, e aproveitando as oportunidades, as pesquisadoras realizavam Educação em Saúde ludicamente. Conclusão: observou-se que há uma carência de informações, que devem ser instruídas através do ambiente escolar. O enfermeiro é um profissional capacitado para desempenhar educação em saúde no ambiente escolar, compreendendo a individualidade de cada discente, além de realizar orientações baseado em evidências científicas.