Relação entre incontinência urinária e sexualidade: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7729-7738Palavras-chave:
Incontinência Urinária, Sexualidade;, Qualidade de Vida.Resumo
Objetivo: Analisar, conforme a literatura, os impactos da incontinência urinária sobre a vida sexual de adultos. Método: Trata-se
de um estudo de revisão integrativa de literatura utilizando a estratégia PICO (População/Intervenção/Comparação/Resultados)
nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e na Base de Dados Bibliográficas Especializada na área de Enfermagem (BDENF). Incluíram-se textos completos, com recorte temporal de janeiro de 2015 à fevereiro de 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram selecionados cinco estudos para análise. Dos 5 (100%) estudos, três (60%) avaliaram especificamente os sentimentos experimentados por mulheres incontinentes e sua relação com a qualidade de vida sexual. Conclusão: A Incontinência Urinária implica, além do aspecto biológico, repercussões em áreas como a sexualidade. Desse modo, é necessário prestar a essas pessoas suporte e informações sobre prevenção, tratamento e cuidados de reabilitação.