Desafios e facilidades dos profissionais de educação física nos centros de atenção psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i69p8108-8117Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde Mental, Educação FísicaResumo
Objetivo: Identificar os desafios e facilidades dos profissionais de Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, com abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi composto pelos Centros de Atenção Psicossocial de um município do Ceará. Os participantes foram os profissionais de Educação Física, destes serviços. A técnica de coleta de dados foi a entrevista estruturada, realizada em novembro de 2013. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Resultados: Os desafios estão relacionados à desconstrução de paradigmas em relação a categoria e à escassez de materiais e espaços internos para as intervenções. Compromisso dos usuários, formação acadêmica dos profissionais, objeto de estudo da Educação Física e Residências Multi profissionais em Saúde foram as facilidades identificadas. Conclusão: A atuação destes profissionais é essencial para o cuidado dispensado aos usuários dos serviços de saúde mental e que investimentos devem ser realizados para o desenvolvimento de intervenções exitosas.
Referências
Brasil. Saúde Mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Distrito Federal; 2004. 2. Brasil. Portaria lnterministerial n º 1.077, de 12 de novembro de 2009. Brasília: Distrito Federal; 2009. 3. Wachs F. Educação Física e saúde mental: uma prática de cuidado emergente em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) [dissertação]. Porto Alegre: Escola de Educação Física da UFRGS; 2008. 4. Guimarães AC, Pascoal RCA, Carvalho IZ, Adão KS. A inserção social através de práticas de educação física como medidas interventivas para pacientes psicóticos e neuróticos graves do CAPS de São João dei-Rei. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. 2012; 7(2): 254-259. 5. Castro VHS; Abreu 5MB. Educação Física e Saúde Mental: Oficinas de Práticas Corporais como Estratégia de Cuidado nos Centros de Atenção Psicossocial. Revista de Educação Física, Saúde e Esporte. 2019; 2(1): 40-55. 6. Lakatos EM, Marconi MA. Fundamentos de Metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Atlas; 2001. 7. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2007. 8. Brasil. Resolução N º 466. 2012dez [cited 2021 mar 15]. Available from: https:ibvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ cns/2013/res0466_ 12_ 12_2012.html. 9. Ramminger T, Brito JC. Cada CAPS é um CAPS: uma coanálise dos recursos, meios e normas presentes nas atividades dos trabalhadores de saúde mental. Revista Psicologia & Sociedade. 2011;23:150-160. 10. [adore C, Beck CLC. O processo terapêutico em um CAPSad: a visão dos trabalhadores. ln: Anais da jornada de Pesquisa em Psicologia. UNIS[, 2011. 11. Campos GWS. Saúde Paidéia. ln: Saúde em debate. São Paulo: Hucitec; 2003. 12. Oliveira CS et ai. O profissional de Educação Física e sua atuação na saúde pública. EF□eportes.com. 2011: 15(153). 13. Kantorski LP, Coimbra VCC, Silva ENF, Guedes AC, Cortes JM, Santos F. Avaliação qualitativa de ambiência num Centro de Atenção Psicossocial. Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2011; 16(4): 2059-2066. 14. Wachs F, Fraga AB. Educação Física em Centros de Atenção Psicossocial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2009; 31(1): 93-107. 15. Machado GJ. A atuação do professor de educação física nos centros de atenção psicossocial álcool e drogas da grande Vitória-ES [dissertação]. Vitória: Centro de Educação Física e Desporto da UFES; 2015. 16. Ferreira LAS. O trabalho da Educação Física na composição de equipe de saúde mental especializada em álcool e outras drogas [dissertação]. Porto Alegre: Escola de Educação Física da UFRGS; 2013. 17. Brasil. Lei 11.129. 2005jun [cited 2021 mar 15]. Available from: http:iwww.planalto.gav.br/ccivil_03/ _ato2004- 2006/2005/lei/I11129.htm. 18. Darido CS, Rangel ACI. Educação Física na Escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. 19. Furtado RP, Oliveira MFM, Sousa MF, Vieira PS, Neves RLR, Rios GB. O trabalho do professor de educação física no CAPS: aproximações iniciais. Revista Movimento. 2015; 21 (1): 41-52. 20. Ferreira LAS, Damico JGS, Fraga AB. Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da Educação Física em um serviço de Saúde Mental. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2017; 39(2): 176-182. 21. Muylaert CJ. Formação, vida profissional e subjetividade: narrativas de trabalhadores de Centro de Atenção Psicossocial Infanta-juvenil [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2013.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-03 (2)
- 2020-10-01 (1)