Cuidado em enfermagem ao paciente renal agudo a luz da teoria adaptativa de Roy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9408-9425

Palavras-chave:

Planejamento de Assistência ao Paciente, Cuidados de Enfermagem, Insuficiência Renal, Teoria de Enfermagem, Assistência Centrada no Paciente

Resumo

Objetivo: descrever o processo de enfermagem aplicado ao paciente renal pautado na teoria da adaptação. Método: estudo descritivo do tipo estudo de caso de uma mulher diagnosticada com insuficiência renal aguda internada em um Hospital Geral de alta complexidade. O processo de enfermagem pautou-se na teoria da adaptação proposta por Callista Roy e os dados coletados por meio de observação, entrevista e análise de prontuário. Foram respeitados os aspectos éticos e a pesquisa aprovada pelo comitê de Ética. Resultados: A paciente apresentou adaptação a nível fisiológico através da elevação da pressão arterial, edema e fraqueza de membros inferiores; no modo de autoconceito, expresso por ansiedade e baixa autoestima; função de papel, conforme Roy, por meio da interrupção do processo familiar e; no modo interdependência demonstrando interação social prejudicada. Conclusão: O cuidado de enfermagem a luz da teoria da adaptação possibilitou traçar ações integrais, com melhoras significativas para paciente.

Biografia do Autor

Caroline Fernandes Soares e Soares, Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.



Fernanda Matheus Estrela, Enfermeira. Doutora. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.




Moniky Araújo da Cruz, Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Sáude da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.




Andrey Ferreira da Silva, Enfermeiro. Doutor. Docente da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.




Tania Maria de Oliveira Moreira, Enfermeira. Doutora. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.




Adriana Braitt Lima, Enfermeira. Doutora. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.



 

Carleone Vieira dos Santos Neto, Enfermeiro de Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador, Brasil.




Publicado

2022-01-17

Como Citar

Fernandes Soares e Soares, C. ., Matheus Estrela, F. ., Araújo da Cruz, M. ., Ferreira da Silva, A. ., Maria de Oliveira Moreira, T. ., Braitt Lima, A. ., & Vieira dos Santos Neto, C. . (2022). Cuidado em enfermagem ao paciente renal agudo a luz da teoria adaptativa de Roy. Saúde Coletiva (Barueri), 12(72), 9408–9425. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9408-9425

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos