Incidência de lesão por pressão em pacientes internados em um hospital com certificação de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9450-9463

Palavras-chave:

Lesão por Pressão, Qualidade da Assistência à Saúde, Cuidados de Enfermagem, Avaliação em Enfermagem, Segurança do Paciente.

Resumo

Objetivo: Caracterizar os casos de participantes com lesão por pressão em hospital privado e acreditado com protocolo de prevenção instituído. Método: Estudo de caso múltiplo realizado em um hospital privado, a amostragem foi de 100 prontuários eletrônicos aleatórios mais 2 casos os quais foram notificados no setor de qualidade. Resultados: Foram subnotificados 28% dos incidentes sobre lesão por pressão, conforme dados obtidos do setor de qualidade da instituição hospitalar. O perfil dos participantes identificados nos prontuários corresponde ao gênero masculino, idosos, com doença crônica existente e com tempo de internação superior a cinco dias. Em relação à região do corpo com mais injúria, destacou-se a região sacra. Conclusão: Notou-se a importância da aplicabilidade do protocolo de prevenção de lesão por pressão e o alinhamento do conhecimento do enfermeiro acerca do assunto veste as mudanças das tecnologias em saúde.

Biografia do Autor

Aline Renata dos Santos, Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Santa Cruz.




Vanessa Leal de Lima de Moura, Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Santa Cruz.



Francisco José Koller, Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Cruz. Doutorado em Enfermagem pela UFPR.




Josemar Batista, Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Cruz. Mestre em Enfermagem pela UFPR.




 

Vanessa de Fátima Burdzinski, Coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente Núcleo Curitiba-PR. Enfermeira pela PUCPR.



Adrieli Aparecida Simões de Oliveira, Enfermeira Pós-graduada em Estomaterapia na Pontifícia Católica do Paraná.




Publicado

2022-01-17

Como Citar

Renata dos Santos, A. ., Leal de Lima de Moura, V. ., José Koller, F. ., Batista, J. ., de Fátima Burdzinski, V. ., & Aparecida Simões de Oliveira, A. . (2022). Incidência de lesão por pressão em pacientes internados em um hospital com certificação de qualidade. Saúde Coletiva (Barueri), 12(72), 9450–9463. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9450-9463

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos