Atuação da enfermagem junto a grupos de convivência com idosos: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i74p9847-9860Palavras-chave:
Idoso, Enfermagem, Educação em Saúde, Grupos de AutoajudaResumo
Objetivo: Descrever a atuação da enfermagem junto a grupos de convivência com pessoas idosas por meio de publicações científicas. Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF entre maio e junho de 2021, os dados foram apresentados por meio de síntese e com a interlocução das informações sintetizadas. Resultados: Foram incluídos nove estudos com duas áreas de discussão: “Atuação do enfermeiro para o autocuidado em grupos de convivência a idosos” e “Atuação do enfermeiro em atividades educativas em grupos de convivência à idosos”. Conclusão: Ações voltadas para o autocuidado e a educação em saúde como estratégias de empoderamento dos idosos. Os enfermeiros devem desenvolver uma atuação voltada para a promoção da saúde, prevenção de agravos e manutenção da capacidade funcional. Mas também se faz necessário um olhar holístico, sistêmico, capaz de ver o ser humano de forma integral.
Referências
Costa IP, Bezerra VP, Pontes MLF, Moreira MASP, Oliveira FB, Pimenta CJL et al. Qualidade de vida de idosos e sua relação com o trabalho. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2018 ;39:e2017-0213. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0213
Mendonça FTNF, Santos AS, Buso ALZ, Malaquias BSS. Educação em saúde com idosos: pesquisa-ação com profissionais da atenção primária. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 ;70(4):825-32. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0349
Leonello VM, Oliveira MAC. Competências para ação educativa da enfermeira.Rev. Latino-Am. Enfermagem [internet]. 2008, pp. 177-183. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000200002
Mascarello IF; Rangel KB; Baptistini RA. Impacto de grupos de convivência na funcionalidade e qualidade de vida do idoso. Cadernos Camilliani [Internet]. 2021; 17(4): 2498-2515. Disponível em: https://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/467
Meneses KF, Aguiar ACSA, Martins LA. Concepção de pessoas idosas sobre grupos de convivência. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 2021; 13:123-9. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7928
Cooper HM. The integrative research review: a systematic approach. Newburg. Park (CA): Sage, 1982.
Brasil. Lei no 12.853 de agosto de 2013. Altera a legislação sobre direito autoral. Diário Oficial Da República Federativa Do Brasil [Internet]. 2013 [citado 02 out 2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12853.htm
Menezes TMO, Lopes RLM. Significado do cuidado no idoso de 80 anos ou mais. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2012;14(2). Doi: https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.13176
Leite ES, Pimenta CJL, Costa MS,Oliveira FB, Moreira MASP, Silva AO. Tecnologia assistiva e envelhecimento ativo segundo profissionais atuantes em grupos de convivência. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2018;52:e03355. Doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017030903355
Santos ZMSA, Martins JO, Frota NM,Caetano JA, Moreira RAN, Barros LM. Autocuidado universal praticado por idosos em uma instituição de longa permanência. Rev bras geriatr gerontol [Internet]. 2012 [citado 22 mai 2021];15(4):747-54. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403838800013
Santos GLA, Santana RF, Silva RA, Valadares GV. Comunicação entre idoso e família em grupos de convivência. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2018;12(6):1657-64. Doi: http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a230844p1657-1664-2018
Araújo HSP, Silva ASD, Veríssimo LDM, Medeiros FDAL, Araújo KMDFA, Medeiros ACTD. Ações educativas em saúde com idosos em um centro de convivência: relato de experiência . SaudColetiv (Barueri) [Internet]. 2021;11(69):8259-70. Disponível em: http://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1913
Dias FA, Tavares DMS. Fatores associados à participação de idosos em atividades educativas grupais. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2013;34(2):70-7. Doi: https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000200009
Tavares DMS, Dias FA, Munari DB. Qualidade de vida de idosos e participação em atividades educativas grupais. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012;25(4):601-6. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012005000019
Carvalho KM, Silva CR, Figueiredo ML, Nogueira LT, Andrade EM. Intervenções educativas para promoção da saúde do idoso: revisão integrativa. Acta Paul Enferm. [Internet] 2018; 31(4):446-54. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982- 0194201800062
Pelazza BB, Sousa LBO, Ferreira FB, Silva L, Maia LG, Borges CJ et al. Jogos recreativos para um grupo de idosos: impactos sobre a saúde mental e cardiovascular. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo [Internet]. 2019;29(1(Supl)):78-81. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012005000019
Schoffen LL, Santos WL. A importância dos grupos de convivência para os idosos como instrumento para manutenção da saúde. Rev. Cient. Sena Aires. 2018; 7(3): 160-70. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/317/227
Salimena AM, Dias KCA, Bara VMF. O cotidiano de enfermeiras do programa de saúde da família na promoção do envelhecimento ativo. HU Revista [Internet]. 2014 [citado 2021 oct 12];38(3 e 4): 143-9. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1945.
Araújo VS, Guerra CL, Moraes MN, Silva JB,Monteiro CQA, Dias MD. Discurso do sujeito coletivo sobre educação em saúde no envelhecimento: estudo descritivo. Online Brazilian Journal of Nursing [Internet] 2013;12(3):565-73. Doi: https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134093