Integração da tecnologia de aplicativos móveis para gerenciamento da ansiedade em crianças e adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i74p9861-9873

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis, Ansiedade, Adolescentes, Crianças.

Resumo

Os aplicativos de saúde móvel (mHealth) disponíveis para o autogerenciamento de sintomas ou transtornos mentais, possuem finalidades específicas para dar suporte ao tratamento e engajamento dos usuários nas atividades propostas. Objetivo: analisar as contribuições dos aplicativos móveis no auxílio de crianças e adolescentes a compreenderem e gerenciarem sua condição de ansiedade. Método: as buscas foram realizadas nas bases de dados Pubmed, SciELO e Science Direct usando os descritores aplicativos móveis, ansiedade, adolescentes e crianças, sendo encontrados 176 artigos entre os anos de 2015 a 2021. Resultados: através dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra total envolvendo o tema proposto foi de cinco artigos. Conclusão: evidencia-se que os aplicativos podem reduzir as barreiras para a busca de ajuda presencial, como o estigma ou o desconforto de discutir a própria saúde mental, promovendo a consistência entre as habilidades desenvolvidas em uma sessão de tratamento e aquelas praticadas em situações do cotidiano.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Borges de Sousa Filho

Mestrando em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde pelo Centro Universitário Unifacid. Graduação em psicologia pelo Centro Universitário Unifacid. Pós-graduado em Psicologia Escolar Educacional pela Mais Graduar. Pós-graduado em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Formação na Abordagem Centrada na Pessoa pelo CFAPI. Atual docente do curso de psicologia da Unifacid. Possui experiência nas áreas de psicologia escolar e educacional e psicologia clínica.

Sanmyo Martins Oliveira

Mestrando em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde pelo Centro Universitário Unifacid. Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Pós graduado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HC FMUSP (2014). Residência em Odontologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP. Formação em Medicina do Sono aplicada a Odontologia pelo Instituto do Sono - São Paulo. Tem experiência em Odontologia com ênfase em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular, atendimento odontológico de pacientes com comprometimento sistêmico e Odontologia do Sono.

Lara Eunice Cândido Soares

Doutorado em Clínicas Odontológicas (Patologia) pela Faculdade São Leopoldo Mandic – Campinas-SP e Mestrado em Patologia Bucal também Faculdade São Leopoldo Mandic – Campinas-SP. É graduada em Odontologia pelo Unifacid - Teresina-Pi. É docente das disciplinas de Diagnóstico Bucal e Clínica Integrada da Graduação em Odontologia – Unifacid- Teresina-PI. É docente do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde- Unifacid- Teresina-PI. Atual coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Unifacid- Teresina-PI. Possui experiência nas áreas de Patologia Bucal e Geral, Imunologia, Imunohistoquímica, Epidemiologia de Neoplasias e lesões orais potencialmente malignas.

Karla Vivianne Araújo Feitosa Cavalcante

Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/EBTT da Universidade Federal do Piauí, lotado no Colégio Técnico de Bom Jesus – CTBJ. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNIPÓS (Unidades Integradas de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado em Enfermagem) pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a distância, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Marcello de Alencar Silva

Doutor em Biotecnologia (RENORBIO) pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Integral Diferencial. Estágio Pós-Doutoral em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Especialização em Reeducação Postural Global RPG/Reposturarse pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – UFMG, Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2011), formação em Microfisioterapia, aperfeiçoamento em Terapia Manual pela Scuola di Riabilitazione Marcel Bienfait (ITALIA - MILÃO/ROMA). Atualmente é docente do Programa Stricto Sensu (Mestrado) em Biotecnologia e atenção básica em Saúde (BABS) - UNIFACID, docente do curso de graduação em Fisioterapia. Experiência clínica na área de reabilitação com ênfase em disfunções da Coluna Vertebral, Reeducação Postural Global, Terapia Manual, Microfisioterapia, Terapia Craniossacral e Fisioterapia Neurológica.

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Paulo Cesar Borges de Sousa Filho, Sanmyo Martins Oliveira, Lara Eunice Cândido Soares, Karla Vivianne Araújo Feitosa Cavalcante, & Marcello de Alencar Silva. (2022). Integração da tecnologia de aplicativos móveis para gerenciamento da ansiedade em crianças e adolescentes. Saúde Coletiva (Barueri), 12(74), 9861–9873. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i74p9861-9873

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos