A docência nos tempos de pandemia: um estudo sobre as vivências de professores brasileiros durante o período de isolamento
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i74p10027-10039Palavras-chave:
Pandemia por Covid-19, Professor, Adaptação psicológicaResumo
Objetivo: Compreender as vivências dos professores brasileiros durante o período de quarentena e isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Método: Pesquisa de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada virtualmente, com abrangência nacional, através de link de formulário eletrônico no mês de maio de 2020. As respostas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo temática proposta por Minayo. Resultados: Participaram da pesquisa 190 professores, sendo a maioria casado, com pós-graduação completa e oriundo da região nordeste. Os participantes relataram medo, insegurança, tristeza e angústia frente às incertezas do contexto da pandemia. A organização de horários, tempo para lazer, cuidar da saúde física e psíquica, apoio da família e de amigos e a presença da espiritualidade foram elementos importantes para lidar com as adversidades presentes neste contexto. Conclusão: O uso de diferentes estratégias de adaptação auxiliou no bem-estar e qualidade de vida dos professores durante a pandemia.
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