A docência nos tempos de pandemia: um estudo sobre as vivências de professores brasileiros durante o período de isolamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i74p10027-10039

Palavras-chave:

Pandemia por Covid-19, Professor, Adaptação psicológica

Resumo

Objetivo: Compreender as vivências dos professores brasileiros durante o período de quarentena e isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Método: Pesquisa de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada virtualmente, com abrangência nacional, através de link de formulário eletrônico no mês de maio de 2020. As respostas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo temática proposta por Minayo. Resultados: Participaram da pesquisa 190 professores, sendo a maioria casado, com pós-graduação completa e oriundo da região nordeste. Os participantes relataram medo, insegurança, tristeza e angústia frente às incertezas do contexto da pandemia. A organização de horários, tempo para lazer, cuidar da saúde física e psíquica, apoio da família e de amigos e a presença da espiritualidade foram elementos importantes para lidar com as adversidades presentes neste contexto. Conclusão: O uso de diferentes estratégias de adaptação auxiliou no bem-estar e qualidade de vida dos professores durante a pandemia.

Biografia do Autor

Maria Alice Luna Sampaio

Psicóloga. Mestranda em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.

Juliana Monteiro Costa

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade católica de Pernambuco UNICAP). Docente da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa

Psicólogo. Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Mônica Cristina Batista de Melo

Psicóloga. Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Carmina Silva dos Santos

Enfermeira. Doutora em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Referências

- Coronavirus disease (COVID-19) outbreak. World Health Organization, 2020.

- Brasil. Recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais. Ministério da Saúde, 2020.

- Tomczyk, Ł. & Walker, C. The emergency (crisis) e-learning as a challenge for teachers in Poland. Educ Inf Technol, 2021.

- Öçal, T.; Halmatov, M.; Ata, S. Distance education in COVID-19 pandemic: An evaluation of parent’s, child’s and teacher’s competences. Education and Information Technologies. 2021; p. 1-21.

- Choate, J. et al. International educators’ attitudes, experiences, and recommendations after an abrupt transition to remote physiology laboratories. Advances in Physiology Education. 2021; v. 45, n. 2, p. 310-321.

- Heldt, JP.; Agrawal, A.; Loeb, R.; Richards, MC.; Castillo, EG. & Debonis, K. We’re Not Sure We Like It but We Still Want More: Trainee and Faculty Perceptions of Remote Learning During the COVID-19 Pandemic. Academic Psychiatry. 2021; 1-5.

-Silva, DFO; Cobucci, RNO; Lima, SCVC & Andrade, FB. Prevalence of anxiety, depression, and stress among teachers during the COVID-19 pandemic: Systematic review. medRxiv, 2021.

-Lizana, PA. et al. Impact of the COVID-19 Pandemic on Teacher Quality of Life: A Longitudinal Study from before and during the Health Crisis. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2021; v. 18, n. 7, p. 3764.

-Perniciotti, P; Serrano Júnior, CV; Guarita, RV; Morales, RJ & Romano, BW. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Revista da SBPH. 2020; 23(1), 35-52.

- Campos Oliveira J, Pedreira Rodrigues J, Nunes Goncalves Fonseca K, Oliveira da Silva Lima R, Carvalho Souza T, Cabral de Carvalho R. Adoecimento e saúde mental diante do cenário de pandemia covid-19, vivenciando pelos profissionais de enfermagem. SaudColetiv (Barueri). 2022; 12(2):9571-84.

- Zangirolami-Raimundo J, Echeimberg JO, Leone C. Research methodology

topics: Cross-sectional studies. Journal of Human Growth and Development. 2018; 28(3):356-360.

- Minayo, MCDS. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva. 2012; 17, 621-626.

- Kavčič, T; Avsec, A. & Kocjan, GZ. Coping profiles and their association with psychological functioning: A latent profile analysis of coping strategies during the COVID-19 pandemic. Personality and Individual Differences. 2022 v. 185, p. 111287.

- Narváez, JH; Obando-Guerrero, LM; Hernández-Ordoñez, KM. & Cruz-Gordon, EKDL. Psychological well-being and coping strategies in dealing with COVID-19 in university students. Universidad y Salud. 2021; 23(3), 207-216.

- Ai, X, Jingjing, Y, Lin, Z, & Wan, X. Mental health and the role of physical activity during the COVID-19 pandemic. Frontiers in psychology. 2021; 4596.

- Herman, KC, Sebastian, J, Reinke, WM, & Huang, FL. Individual and school predictors of teacher stress, coping, and wellness during the COVID-19 pandemic. School Psychology. 2021; 36(6), 483.

- Bentzen, JS. In crisis, we pray: Religiosity and the COVID-19 pandemic. Journal of Economic Behavior & Organization, 2021.

- Ghoncheh, KA; Liu, CH; Lin, CY; Saffari, M; Griffiths, MD, & Pakpour, AH. Fear of COVID-19 and religious coping mediate the associations between religiosity and distress among older adults. Health Promotion Perspectives. 2021; 11(3), 316.

- Kar, N.; Kar, B. & Kar, S. Stress and coping during COVID-19 pandemic: Result of an online survey. Psychiatry research. 2021; 295, 113598.

- Eales, L; Ferguson, GM; Gillespie, S; Smoyer, S & Carlson, SM. Family Resilience and psychological distress in the COVID-19 pandemic: A mixed methods study. Developmental Psychology. 2021; 57(10), 1563.

Publicado

2022-03-22

Como Citar

Luna Sampaio, M. A. ., Monteiro Costa, J. ., Fernandes Barbosa, L. N., Batista de Melo, M. C. ., & Silva dos Santos, C. . (2022). A docência nos tempos de pandemia: um estudo sobre as vivências de professores brasileiros durante o período de isolamento. Saúde Coletiva (Barueri), 12(74), 10027–10039. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i74p10027-10039

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos