Qualidade de vida e queixas de dor musculoesquelética em profissionais de um instituto de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10658-10675

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Dor musculoesquelética, Saúde do trabalhador

Resumo

Objetivo: analisar a qualidade de vida e a presença de dor musculoesquelética em profissionais dos profissionais de um instituto de ensino federal localizado no município de Ipojuca. Método: estudo transversal que analisou 51 profissionais, com coleta de dados entre março e julho de 2021, através dos instrumentos: formulário sociodemográfico; SF-36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey) e o questionário nórdico músculoesquelético. Resultados: Os domínios de QV dos participantes apresentaram valores muito próximos para baixo e alto valor, com destaque negativo para os domínios aspecto emocional e capacidade funcional, evidenciando que a capacidade para realizar as atividades cotidianas e o estado emocional foram impactados pela pandemia. Também, dores em pescoço, ombros e costas foram sentidas por grande parte da amostra, independentemente da idade ou da função. Conclusão: Torna-se útil que as instituições invistam na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, cuja abordagem deve ser subjetiva e multidimensional.

Biografia do Autor

Iraneide Nascimento dos Santos

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Ipojuca (PE), Brazil.

Guilherme de Andrade Ruela

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Governador Valadares (MG), Brazil.

Érica Barbosa Magueta Silva

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Governador Valadares (MG), Brazil.

Patrick Ferreira da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre (RS), Brazil.

Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Pesqueira (PE), Brazil. 

Referências

Jansson I, Wagman P. Hannah Arendt’s vita activa: A valuable contribution to occupational science. J Occup Sci. 2017;24(3):290-301. https://doi.org/10.1080/14427591.2016.1277780

Carlotto MS, Câmara SG. Prevalence and predictors of Burnout Syndrome among public elementary school teachers. Anál. Psicol. 2. 2019;37(2):135-146. https://doi.org/10.14417/ap.1471

Landini SR. Trabalho docente, precarização e quadros de adoecimento. Revista FAEEBA. 2008;17(30):117-128 [acesso em 2022 Jan. 30]. Disponível em: http://www.revistadafaeeba.uneb.br

World Health Organization. The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): Measuring Quality of Life [Internet]. Geneva: WHO; 1997 [acesso 21 nov. 2021]. Disponível em: http://www.who.int/iris/handle/10665/63482

Carr AJ, Gibson B, Robinson PG. Measuring quality of life: is quality of life determined by expectations or experience? BMJ. 2001;322(7296):1240-3. Doi: 10.1136/bmj.322.7296.1240

Gramms LC. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Cutitiba: Intersaberes, 2017.

De Vries H, Tummers L, Bekkers V. The benefits of teleworking in the public sector: reality or rhetoric? Rev Public Pers Adm. 2018;28:1-22. https://doi.org/10.1177/0734371X18760124

Santos IN, Pernambuco ML, Silva AMB, Ruela GA, Oliveira AS. Association between musculoskeletal pain and telework in the context of the COVID 19 pandemic: an integrative review. Rev Bras Med Trab. 2021;19(3):342-350. http://dx.doi.org/10.47626/1679-4435-2021-812

Ministério da Saúde (BR). Saúde Brasil 2018: Uma análise da situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2019. [Internet]. 2020. [acesso 02 nov 2020]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2018_analise_situacao_saude_doencas_agravos_cronicos_desafios_perspectivas.pdf

Laguardia J, Campos MR, Travassos CM, Vasconcellos MM, Najar AL, Anjos LA. Avaliação psicométrica do questionário SF-36 (v.2) em amostra de probabilidade de domicílios brasileiros: resultados da pesquisa Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD), Brasil, 2008. Saúde Qual Life Outcomes 2011;9:61. https://doi.org/10.1186/1477-7525-9-61

Pinheiro FA, Tróccoli BT, Carvalho CV. Validity of the Nordic Musculoskeletal Questionnaire as morbidity measurement tool. Rev Saude Publica. 2002;36(3):307-12. https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000300008

Almeida L de, Martins FD, Bagnara IC, Lang AMR, Boscatto JD. Perfil dos docentes de educação física dos Institutos Federais. PROFEPT [Internet]. 2020;4(2):154–73. https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.538

Pires AP, Bahia MGM, Ferreira SAB, Caires VG. Professores do ensino básico, técnico e tecnológico: perfil e atuação profissional. Rev.cted [Internet]. 2017;3(2):109–26. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id382

Santos AV, Junior MAS. Características de professores de um Campus da Rede Federal: análise de aspectos pessoais, profissionais e sociais. RBEPT [Internet]. 2020;1(18):9277. https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9277

Linkowski JAS, Campolin LC, Raymundo GMC. Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos. Educa [Internet]. 2020;7:300-314. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4101

Bezerra AS. A qualidade de vida dos professores de educação física escolar da rede púbica e privada de Catolé do Rocha-PB. Arq. Bras. Ed. Fís. 2018;1(1):111-8. https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.4931

Sanchez HM et al. Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Ciênc. saúde coletiva 2019;24(11):4111-4123. https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.28712017

Bogaer I et al. Associations between different types of physical activity and teachers’ perceived mental, physical, and work-related health. BMC public health, 2014;14(1):1-9. https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-534

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Profissional e Tecnológica – 2019. Brasília: Inep, 2021 [acesso 15 dez. 2021]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas

Felício H. A. et al. Qualidade de vida e condições ergonômicas em trabalhadores de um laboratório de saúde pública. Rev. Bras. Promoc. Saúde [Internet] 2021;34. https://doi.org/10.5020/18061230.2021.11017

Sampaio MAL, Costa JM, Barbosa LNF, Melo MCB, Santos CS. A docência nos tempos de pandemia: um estudo sobre as vivências de professores brasileiros durante o período de isolamento. Saud. Coletiv (Barueri) [Internet]. 2022;12(74):10027-39. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i74p10027-10039

Galassi C. A Relação Entre a Qualidade de Vida no Trabalho e a Área de Higiene e Segurança do Trabalho. Saud. Pesq. 2015 [acesso 30 dez. 2021];8:65-78. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3760

Santos EC, Espinosa MM, Marcon SR. Qualidade de vida, saúde e trabalho de professores do ensino fundamental. Acta Paul Enferm. 2020;33. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0286

Kraemer K, Moreira MF, Guimarães B. Musculoskeletal pain and ergonomic risks in teachers of a federal institution. Rev Bras Med Trab. 2020;18(3):343-351. http://dx.doi.org/10.47626/1679-4435-2020-608

Blyth FM, Briggs AM, Schneider CH, Hoy DG, March LM. The global burden of musculoskeletal pain—where to from here? Am J Public Health. 2019;109(1):35–40. https://doi.org/10.2105/AJPH.2018.304747

Karakaya İÇ, Karakaya MG, Tunç E, Kıhtır M. Musculoskeletal problems and quality of life of elementary school teachers. Int J Occup Saf Ergon. 2015;21(3):344-50. https://doi.org/10.1080/10803548.2015.1035921

Patel AS, Farquharson R, Carroll D, et al. The impact and burden of chronic pain in the workplace: a qualitative systematic review. Pain Pract. 2012;12(7):578–589. https://doi.org/10.1111/j.1533-2500.2012.00547.x

Lima TBWe, Albuquerque JR, Fagundes MG, Coutinho CCC. Prevalence of musculoskeletal complaints and quality of life among administrative technicians. Rev. Bras. Med. Trab.2020;18(1):45-50. https://doi.org/10.5327/Z1679443520200445

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Nascimento dos Santos, I., de Andrade Ruela, G., Magueta Silva, Érica B., Ferreira da Silva, P., & Gomes Gonçalves, C. F. (2022). Qualidade de vida e queixas de dor musculoesquelética em profissionais de um instituto de ensino. Saúde Coletiva (Barueri), 12(77), 10658–10675. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10658-10675

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos