Lesão medular no contexto da família: avaliação estrutural com genograma e ecomapa

Autores

Palavras-chave:

Assistência domiciliar, Cuidadores, Enfermagem, Família, Traumatismos da medula espinal

Resumo

Objetivo: Avaliar a representação estrutural de famílias com entes que possuem lesão medular com base no genograma e no ecomapa. Método: Estudo qualitativo, realizado com duas famílias que possuem entes com efeitos do traumatismo da medula espinal que foram atendidos no PROAMDE, no âmbito da UFAM. Utilizou-se o genograma e ecomapa como estratégias de coleta de dados na Avaliação Estrutural, componente do Modelo Calgary de Avaliação da Família. Resultados: O genograma das famílias apontou reestruturação com formação de novos arranjos familiares por meio da recomposição de seus membros na estrutura interna familiar com vista à melhoria da mobilidade e acessibilidade, bem como alterações nos subsistemas e limites para realinhar a funcionalidade das tomadas de decisão para o gênero feminino. O ecomapa elucidou os vínculos das famílias extensas e dos sistemas mais amplos para ajustes e possibilidades de intervenção da enfermagem no âmbito da atenção básica. Conclusão: No contexto de dependência física e sensitiva do ente familiar com lesão medular, as famílias ajustaram-se diante das situações estressoras e de mudanças com o intuito de efetivar o cuidado no cotidiano familiar.

Descritores: Assistência domiciliar; Cuidadores; Enfermagem; Família; Traumatismos da medula espinal.

 

Biografia do Autor

Zilmar Augusto de Souza Filho, UFAM/Doutor

Doutor em Ciências pelo Programa de Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialista em Geografia da Saúde pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZ AMAZÔNIA). Docente da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da UFAM. Professor permanente e coordenador local do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) em associação ampla entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e UFAM. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico (PPGENF-MP). Foi Colaborador da Corregedoria de Processos Éticos e Disciplinares do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - Coren-AM (2015-2017). Pesquisador do grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia (GEPSPVAM). Suas linhas de pesquisa são: 1) Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia; 2) Gestão em Enfermagem no Contexto Amazônicos. Suas produções e interesses em Pesquisa estão voltados principalmente para os seguintes temas: Saúde das Populações Amazônicas e Indígena, Avaliação de DCNTs com ênfase nos Fatores de Risco Cardiovasculares; Enfermagem e Família; Protocolos de Enfermagem.

Giane Zupellari dos Santos Melo, Universidade do Estado do Amazonas/ Doutora em Enfermagem.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas; Graduada em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Líder do Laboratório de Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde - LAPPES/UEA e Membro Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema - Centro Internacional de Pesquisa em Micobacterioses (IPCCB - CIPEM). Professora Adjunta do curso de enfermagem e efetiva do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde pública da Universidade do Estado do Amazonas. Atuando nas áreas de Saúde Coletiva, Políticas Públicas de Saúde e Doenças infectocontagiosas.

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Lobo, L., Filho, Z. A. de S., & Melo, G. Z. dos S. (2023). Lesão medular no contexto da família: avaliação estrutural com genograma e ecomapa. Saúde Coletiva (Barueri), 12(81). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/2615

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos