Experiência de acadêmicos de enfermagem na gestão em saúde através do planejamento estratégico situacional
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i81p11678-11687Palavras-chave:
Planejamento em saúde, Atenção primária à saúde, Enfermagem, Equipe multiprofissional, Práticas InterdisciplinaresResumo
Objetivo: relatar a experiência vivenciada por discentes de Enfermagem no desenvolvimento de planejamento em saúde, através do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Método: o estudo caracteriza-se como descritivo, reflexivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Resultados: a vivência deu inicio a partir da produção do PES, por estudantes de graduação em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que ocorreu sob a forma de imersão prática, a partir da visita técnica e aplicação de Questionários de Estimativa Rápida (QER) para os usuários e a equipe da Unidade Básica de Saúde, denominada II Centro de Saúde do Município de Senhor do Bonfim (BA). Conclusão: percebe-se que o PES é uma ferramenta de fácil aplicabilidade, com ações bem delineadas, que causam impacto significativo, ajudando os distintos profissionais e atores sociais que irão atuar no sistema de saúde na resolução dos problemas comunitário.
Referências
Conselho Nacional de Saúde [Internet]. conselho.saude.gov.br. [cited 2022 Aug 31]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8142_281290.htm
Lima EVA da S, Santos T de OCG, Andrade AGSS de, Glória WN do C, Santos JDR dos, Ferreira IP, et al. Planejamento estratégico situacional como ferramenta de promoção em saúde na gestão: revisão integrativa. Research, Society and Development. 2022 Jan 18;11(2):e5911225302.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO [Internet]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf
Ximenes Neto FRG, Lopes Neto D, Cunha ICKO, Ribeiro MA, Freire NP, Kalinowski CE, et al. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Jan [cited 2021 Mar 28];25(1):37–46. Available from: https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n1/1413-8123-csc-25-01-0037.pdf
Peres CRFB, Marin MJS, Soriano ECI, Ferreira M de L da SM. Um olhar dialético para as mudanças curriculares na formação do enfermeiro. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2018 Dec 13;52(0). Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/YdfMLCNrsywbKbLdHgg9DCz/?format=pdf&lang=pt
Reuter CLO, Maciel PP, Santos VCF dos, Riquinho DL, Ramos AR. Challenges of municipal planning from the perspective of nurse managers. Revista Brasileira de Enfermagem. 2020;73(2).
Meneses MO, Ângela M, Cardoso D, Anjos, Verônica R, Carvalho S, et al. O planejamento estratégico situacional como ferramenta de gestão na atenção primária em saúde situational strategic planning as a management tool in primary health care. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research -BJSCR BJSCR [Internet]. 2019;28(4):2317–4404. Available from: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20191110_131936.pdf
Neto LM. Planejamento estratégico situacional. Edição: Departamento de Ciências da Administração, Florionópolis. Editora CAD, 2014
Góis AR da S, Barbosa PFC, Gonçalves VHGB, Silva VF da, Góis CG da S, Oliveira RC de, et al. Educação em saúde nas escolas: conhecimentos de adolescentes sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana. Research, Society and Development. 2021 Mar 23;10(3):e51210313636.
Auld ME, Allen MP, Hampton C, Montes JH, Sherry C, Mickalide AD, Logan RA, Alvarado-Little W, Parson K. Health Literacy and Health Education in Schools: Collaboration for Action. NAM Perspect. 2020 Jul 20;2020:10.31478/202007b. doi: 10.31478/202007b. PMID: 35291735; PMCID: PMC8916818.
Almohaithef MA, Elsayed EA. Health education in schools: An analysis of health educator role in public schools of Riyadh, Saudi Arabia. Saudi J Health Sci [serial online] 2019 [cited 2022 Aug 20];8:31-7. Available from: https://www.saudijhealthsci.org/text.asp?2019/8/1/31/256785
Costa FV. Uso do Instagram como ferramenta de estudo: análise de um perfil da área biológica. Res., Soc. Dev. 2019:8(10):01-13. Available from: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1360