Experiência de acadêmicos de enfermagem na gestão em saúde através do planejamento estratégico situacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i81p11678-11687

Palavras-chave:

Planejamento em saúde, Atenção primária à saúde, Enfermagem, Equipe multiprofissional, Práticas Interdisciplinares

Resumo

Objetivo: relatar a experiência vivenciada por discentes de Enfermagem no desenvolvimento de planejamento em saúde, através do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Método: o estudo caracteriza-se como descritivo, reflexivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Resultados: a vivência deu inicio a partir da produção do PES, por estudantes de graduação em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que ocorreu sob a forma de imersão prática, a partir da visita técnica e aplicação de Questionários de Estimativa Rápida (QER) para os usuários e a equipe da Unidade Básica de Saúde, denominada II Centro de Saúde do Município de Senhor do Bonfim (BA). Conclusão: percebe-se que o PES é uma ferramenta de fácil aplicabilidade, com ações bem delineadas, que causam impacto significativo, ajudando os distintos profissionais e atores sociais que irão atuar no sistema de saúde na resolução dos problemas comunitário.

Biografia do Autor

Filipe Bonfim Nunes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas – UNIVASF, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Fabiola de Jesus Cardoso

 Enfermeira pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Karen Luane Souza Figueirêdo

Enfermeira. Residente em Saúde Coletiva pelo Instituto Aggeu Magalhães/IAM – Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, Recife, Pernambuco, Brasil.

Rosany Cláudia Dantas Pereira

Enfermeira Residente em Urgência e Emergência do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Márcia Danielle Márcia Danielle

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva e Saúde da Família. Professora do Colegiado de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Marcelo Domingues de Faria

Médico Veterinário. Doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas – UNIVASF, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Referências

Conselho Nacional de Saúde [Internet]. conselho.saude.gov.br. [cited 2022 Aug 31]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8142_281290.htm

Lima EVA da S, Santos T de OCG, Andrade AGSS de, Glória WN do C, Santos JDR dos, Ferreira IP, et al. Planejamento estratégico situacional como ferramenta de promoção em saúde na gestão: revisão integrativa. Research, Society and Development. 2022 Jan 18;11(2):e5911225302.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO [Internet]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

Ximenes Neto FRG, Lopes Neto D, Cunha ICKO, Ribeiro MA, Freire NP, Kalinowski CE, et al. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Jan [cited 2021 Mar 28];25(1):37–46. Available from: https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n1/1413-8123-csc-25-01-0037.pdf

Peres CRFB, Marin MJS, Soriano ECI, Ferreira M de L da SM. Um olhar dialético para as mudanças curriculares na formação do enfermeiro. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2018 Dec 13;52(0). Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/YdfMLCNrsywbKbLdHgg9DCz/?format=pdf&lang=pt

Reuter CLO, Maciel PP, Santos VCF dos, Riquinho DL, Ramos AR. Challenges of municipal planning from the perspective of nurse managers. Revista Brasileira de Enfermagem. 2020;73(2).

Meneses MO, Ângela M, Cardoso D, Anjos, Verônica R, Carvalho S, et al. O planejamento estratégico situacional como ferramenta de gestão na atenção primária em saúde situational strategic planning as a management tool in primary health care. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research -BJSCR BJSCR [Internet]. 2019;28(4):2317–4404. Available from: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20191110_131936.pdf

Neto LM. Planejamento estratégico situacional. Edição: Departamento de Ciências da Administração, Florionópolis. Editora CAD, 2014

Góis AR da S, Barbosa PFC, Gonçalves VHGB, Silva VF da, Góis CG da S, Oliveira RC de, et al. Educação em saúde nas escolas: conhecimentos de adolescentes sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana. Research, Society and Development. 2021 Mar 23;10(3):e51210313636.

Auld ME, Allen MP, Hampton C, Montes JH, Sherry C, Mickalide AD, Logan RA, Alvarado-Little W, Parson K. Health Literacy and Health Education in Schools: Collaboration for Action. NAM Perspect. 2020 Jul 20;2020:10.31478/202007b. doi: 10.31478/202007b. PMID: 35291735; PMCID: PMC8916818.

Almohaithef MA, Elsayed EA. Health education in schools: An analysis of health educator role in public schools of Riyadh, Saudi Arabia. Saudi J Health Sci [serial online] 2019 [cited 2022 Aug 20];8:31-7. Available from: https://www.saudijhealthsci.org/text.asp?2019/8/1/31/256785

Costa FV. Uso do Instagram como ferramenta de estudo: análise de um perfil da área biológica. Res., Soc. Dev. 2019:8(10):01-13. Available from: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1360

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Bonfim Nunes, F., de Jesus Cardoso, F., Souza Figueirêdo, K. L., Dantas Pereira, R. C., Márcia Danielle, M. D., & Domingues de Faria, M. (2022). Experiência de acadêmicos de enfermagem na gestão em saúde através do planejamento estratégico situacional. Saúde Coletiva (Barueri), 12(81), 11678–11687. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i81p11678-11687

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos